Registro Geral

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Registro Geral - 19 de junho de 2009


((((((((((((((((((((Brasil)))))))))))))))))))))
Folha de São Paulo
**Senado escondeu atos de propósito, afirma servidor. Funcionário nega que criação de cargos e aumento de salários tenham se tornado secretos por ‘erro técnico’.
O Estado de São Paulo
**Terceiro mandato recebe veto de relator na Câmara. Genoíno dá parecer contrário à hipótese de nova reeleição de Lula e defende alternância de poder.
**Senado empregou cunhada de Sarney durante seis anos. Assessora de Roseana recebia sem aparecer em Brasília.
**USP: Protesto fecha trânsito. Alunos, professores e funcionários da USP, UNESP e UNICAMP protestam presença da Polícia Militar no campus: manifestação atrapalhou trânsito da Avenida Paulista e da Brigadeiro Luis Antônio, na capital.
Jornal da tarde
**As 3 tocas do Senado. Durante 14 anos, diretores da Casa usaram truques para ocultar atos secretos irregulares. Alguns atos não saiam do papel para nenhum computador para evitar vazamentos. Outros eram digitalizados, mas o diretor de RH João Carlos Zoghbi definia o que seria publicado ou não. Parte do que eram retidos passou a ser publicada este ano, com a data em que entraram em vigor.
O Globo
**Calote com cheques é o maior desde 1991. Consumidor já chegou ao Dia das Mães endividado.Em maio, 25,2 em cada mil cheques emitidos foram devolvidos por falta de fundos ( o maior número em 18 anos, segundo apurou o jornal O Globo junto ao Serasa.
**Gilmar Mendes prevê contestação de mais diplomas. O presidente do Supremo Tribunal federal, ministro Gilmar Mendes, afirmou ontem que, além do jornalismo, outras profissões que não trazem perigo de dano à coletividade deverão ter questionada na justiça a exigência do diploma.
Jornal do Brasil** Caiu o uso da camisinha. Pesquisa do Ministério da Saúde aponta que 55% dos jovens de 15 a 24 anos usam preservativos; entre brasileiros 96,9% sabem dos riscos; 45,7% da população se protegem nas relações; 25,9% têm mais de 10 parceiros na vida. Prática casual cresce e ministro teme banalização da Aids.
Correio braziliense
**Lei seca leva 300 por mês à justiça. Motoristas flagrados bêbados e enquadrados com base na Lei federal n° 11.705/8 começam a ser julgados. A pena pode chegar a três anos de prisão, mas muitos têm feito acordos e revertido as condenações em multas e serviços comunitários.
((((((((((((((((((((São Paulo – interior))))))))))))))))))))))
Correio Popular ( Campinas/SP)
**Saúde: alerta tenta reverter queda da vacinação antipólio. Campinas não cumpre meta de imunizar 95% das crianças com menos de 5 anos.
**Engenharia do Exército vai desviar trilhos em Viracopos. O Denit (departamento nacional de infraestrutura) contratou ontem o 10° Batalhão de Engenharia de Construção do Exército para elaborar o projeto do desvio da ferrovia que corta a área que será usada na ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos. A ferrovia integra o corredor de Exportação que liga Campinas e Jundiaí ao Porto de Santos e precisará ter um trecho de 6,5 quilômetros remanejado.
**Fim do diploma para jornalismo leva apreensão a universitários. O fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercício da profissão, decidido anteontem pelo STF, deixou a comunidade acadêmica de Campinas insegura com o destino da carreira e, principalmente, preocupada com a qualidade e os rumos que a informação jornalística pode tomar a partir de agora. Na RMC, o curso de jornalismo é oferecido em seis instituições, que somam cerca de 1,3 mil alunos.
Comércio do Jahu
**Com promessa de ouvir a população, Jaú revê Plano Diretor. Segundo o jornal, debates com a população de Jaú começam no fim de julho.
(((((((((((((((Internacional)))))))))))))))))
Portugal – Público (Lisboa)
**Boas notas nas avaliações voltam a não convencer professores. Crítica às facilidades em Língua Portuguesa e Matemática. “Só falta escreverem os textos” pelos alunos, dizem os docentes de Português. Nove em cada dez alunos do 4° ano tiveram nota positive nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. Os do 6° também chegam aos 90% na Língua Portuguesa.
**Líderes abrem porta ao novo mandato de Durão Barroso. Ele recebeu ontem em Bruxelas o apoio politico dos líderes da União Européia para presidir à Comissão Europeia por mais cinco anos, em cumprimento da primeira etapa de uma maratona com um calendário incerto e que estará, sobretudo nas mãos do Parlamento Europeu. Alguns países como a Suécia e Dinamarca, continuavam a bater-se pela sua nomeação plena, através de uma decisão juridicamente vinculativa. Mas o presidente da Comissão não tem ainda garantida uma maioria no Parlamento, que tem a responsabilidade de o eleger.
**Governo anuncia que BPN e Efisa estão à venda. O anúncio de que o Banco Português de Negócios e o Banco Efisa estão à venda foi feito ontem por Fernando Teixeira dos Santos , durante audiência na comissão de inquérito à supervisão e à nacionalização do BPN.
Espanha - El País ( Madri)
**Revolta popular obriga regime iraniano ao diálogo. O Conselho de Guardiões convoca os líderes reformistas.
Itália – La Republica
** Suspeito de envolvimento com cocaína o factótum do empresário que procurava mulheres. Constrangimento e lágrimas no centro da conspiração. Bari, outras mulheres aparecem no inquérito. Festas de Berlusconi, na lista uma deputada do PDL e dois representantes do Pd.
EUA - New York Times
** Democratas correm para cortar custos de plano de saúde. O elevado custo de obtenção de seguro saúde para todos os americanos tem desordenado democratas no Congresso fazendo-os retomar as suas propostas anteriores.
Inglaterra -The Guardian** Apagão de despesas. Deputados acusados de dura censura por editar alegações publicadas. Cameron, Osborne e Blair envergonhados sobre os gastos.
Japão – The Asahi Shimbun
** Câmara vota Lei de facilitação de transplantes. Seria descartado o limite de idade e permissão das famílias de pessoas em morte cerebral.
Cingapura- The Straits Times** China intensifica caça aos funcionários corruptos. Pequim avança de uma forma correta contra dirigentes provinciais.
**Escolas se preparam para ensino virtual se surto de H1N1 piorar.




Ouça podcast. Trilha: Neil Young , "Down by the river"

Nenhum comentário: