Registro Geral

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Bocaina se prepara para Festa de São João


Minha experiência de fé atravessando as brasas, em 2007.

Entre os dias 20 de junho e 21 de julho, a cidade de Bocaina (310 km da Capital) promove a tradicional Festa Junina de São João da Bocanina. A travessia de fiéis descalços sobre a fogueira de São João é atração da festa, que acontece noite de 23 para 24 de junho, tradição de mais de 100 anos da festa junina, que atraí cerca de 8 mil turistas de toda a região central do Estado.
Fiéis atravessam descalços braseiro da Fogueira de S.João para demonstrar fé no santo padroeiro do município, em frente a igreja matriz. Este ano, acontecerá numa terça-feira.A fogueira costuma ser acesa às 18h. O fogo chega a atingir 6 m de altura. Em 1891, a tradição da passagem pelas brasas surgiu quando surgiu o município S.João Batista da Bocaina. Era feita na fazenda Santana, que deu origem à cidade. Foi assim até a década de 1940, posteriormente passou a ser feita dentro da cidade.


Na noite do dia 23, haverá a Vigília de de São João, com procissão às 19 horas, com mastro do santo, e missa de S.João Batista. Após a missa, benção do Bolo. Às 20h30, Show ao vivo na Praça da matriz.Já às 23h30, o padre fará a benção da Fogueira de S.João. A meia-noite, os fiéis atravessarão descalços a fogueira. Haverá queima de fogos e música ao vivo no Bar da Festa, com o conjunto Maresias, de Jaú.


Atrações da festa

A festa tem ainda barracas na praça, parque de diversão e apresentações nos finais de semana das Bandas Municipal Marcial e Carlos Gomes de Bocaina.
Quentão, pipoca, quadrilha, pau-de-sebo, missa, benção, passagem de fiéis pela Fogueira de S.João e procissão, shows musicais, incluindo, leilão de gado, Corrida de Pedestres de S.João, restaurante na praça e Noite Italiana.





1 hora após a travessia nas brasas fui encaminhada à Santa Casa de Jaú com queimaduras de 2° grau nos pés. Apesar da dor, foi a experiência mais emocionante da minha vida.Inesquecível.Contrariando a previsão dos médicos, que me deram de 6 à 9 meses para voltar a andar, 1 mês depois eu já estava andando e trabalhando normalmente.

Nenhum comentário: