Registro Geral

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Registro Geral - 18 de junho de 2009



(((((((((Brasil))))))))))))))
Folha de São Paulo
**Lula apóia Sarney e ataca “denuncismo”. Presidente diz que senador não é pessoa comum e afirma que denúncias põem em risco credibilidade da imprensa.
** Justiça manda São Paulo parar de divulgar salário de servidor. A liminar determina que a prefeitura de São Paulo suspenda a divulgação do valor dos salários dos 162 mil funcionários públicos municipais, iniciada anteontem em portal da internet. A prefeitura disse que não foi notificada.
O Estado de São Paulo
**Fed ganha ‘superpoder’para controlar mercado nos EUA. Obama lança a maior revisão de regras do sistema financeiro desde os anos 30. Mudança deve afetar Brasil. Os efeitos ainda estão sob análise de consultores, mas já se pode dizer que , a curto prazo, o fluxo de capitais para emergentes deve ser afetado.
** Preconceito em escolas é generalizado, diz pesquisa. Estudo encomendado pelo MEC com alunos em 501 escolas públicas do país mostra que quase 100% dos entrevistados têm algum tipo de preconceito, e que mais de 80% querem distancia dos deficientes, homossexuais, pobres, negros e favelados. A pesquisa aferiu agressões dentro da escola – os negros são as maiores vítimas (19%). O problema afeta o desempenho dos alunos.
Agora** Aumentam as divergências para votar a aposentadoria. Líderes defendem que aposentadoria seja retroativa. Idéia é que mudanças sejam aplicadas a quem se aposentou a partir de 1999; é a 2ª exigência de deputados em dois dias.
**Comissão da Câmara aprova legalização dos bingos no país.
O Globo
**Lula defende Sarney e faz crítica a denuncismo. Ex-presidente, segundo o atual, não pode ser tratado como uma pessoa comum.
**País pode ter mais 7 mil vagas de vereador. Graças a um acordo de líderes, o Senado aprovou em dois turnos proposta de emenda constitucional que abre brecha para a recriação de 7.343 vagas de vereadores extintas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os repasses para as câmaras foram reduzidos. A proposta volta agora à Câmara.
Jornal do Brasil
**Lei seca poupou 796 vidas e R$6,9 bilhões. Legislação mais rígida garantiu redução de mortes e de despesas com internação em hospitais do SUS.
Correio braziliense
**Álcool causa 60% das mortes de motoristas.
**A turma do Sarney. Oito parentes ou pessoas ligadas ao presidente do senado foram nomeados por meio de atos secretos. Parlamentares cobram afastamento de toda a direção da casa.
Correio Popular ( campinas)
**Japão propõe tecnologia de ponta para o trem rápido. Consórcio trará o recém-lançado E-5 se vencer licitação prevista para este ano. O E-5, uma nova geração de trens de alta velocidade que começou a ser testada na segunda-feira, no Japão. Deverá circular entre Campinas , São Paulo e Rio de Janeiro, se o consórcio de empresas japonesas vencer a licitação que será aberta este ano pelo governo brasileiro para ligar os dois estados por trem-bala. O diretor do Ministério dos Transportes e Infraestrutura do Japão, Hiroshi Sacki, informou ontem em Campinas, que se esse novo modelo ou outro com tecnologia mais avançada que vier a ser desenvolvida até o início da operação, prevista para 2014, será utilizado no Brasil. O novo modelo alcança a velocidade média de 199 quilômetros por hora e atinge 320 quilômetros em reta longa.
Comércio do Jahu
**Mudança no transporte escolar deixa cidades da região em alerta. Segundo o jornal, o governo pretende padronizar transferência de recursos; hoje o Estado paga por aluno e município por quilometragem. A possibilidade de o governo do estado mudar os critérios para transferência de recursos destinados ao transporte de alunos da rede estadual provoca preocupação em prefeitos e secretários de Educação da região de Jaú.
((((((((((((((((Internacional)))))))))))))))))))
Portugal – Público (Lisboa)**Tempo de espera por cirurgias ao cancro continua a ser excessivo. Relatório do observatório da Saúde registra progressos nas listas de espera, mas, mesmo assim, o ‘desafio’ do cancro ainda não foi ultrapassado.
Espanha - El País ( Madri)
**Obama lança maior reforma financeira desde a Grande Depressão. Fed extremará o controle das entidades. O Banco Espanhol pilotará o fundo bancário.
** Oposição iraniana desafia regime com novos protestos. Musaví convoca jornada de luto pelas vítimas.
Itália – La Republica**Berlusconi acusado de festas e prostitutas. Investigação em Bari aponta à prostituição. Mais 4 mulheres serão interrogadas.Um das mulheres declara ter recebido 2 mil euros para uma noite em Roma.
EUA - New York Times
** Manifestantes desafiam forças iranianas.Manifestantes disseram que milhares foram massacrados no centro de Teerão novamente na quarta-feira enquanto o Irã tentou bloquear qualquer cobertura das atividades da oposição.
Inglaterra - The daily telegraphy
**David Cameron deve reembolsar quase € 1.000 de reclamações. O líder conservador é o Parlamentar a reembolsar mais despesas após rever suas pretensões ao longo das últimas semanas.
**Tony Blair tem de novo telhado, dias antes de deixar o No.10
Ex-primeiro-ministro ponha em detrimento um pedido de quase 7.000 £ para reparos em seu segundo lar, designado apenas dois dias antes do rebaixamento, apresenta documentos recém-publicados
Cingapura – The Straits Times
** Varredura dos EUA revela novas regras financeiras. Fed obtém forte supervisão poderes: nova agência para proteger os consumidores.



Ouça podcast. Trilha: Rush - "Spirit of radio"

Nenhum comentário: