Registro Geral

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Coragem e fé: 13 fiéis atravessam braseiro da Fogueira de São João


imagens: Assessroria de Imprensa de Bocaina


Há mais de 100 anos da festa junina, a demonstração de fé no santo padroeiro do município de Bocaina ( 300 km da capital paulista) é marcada pela travessia de pés descalços sobre as brasas da fogueira. Na última terça-feira, 23, 13 fiéis devotos atravessaram descalços sobre o braseiro da fogueira de São João em uma das mais tradicionais festas juninas do Interior de São Paulo. Cerca de 10 mil pessoas da região participaram do evento, lotando o largo da matriz do município.


À meia-noite do dia 23 de junho, como diz a tradição, em frente da igreja matriz de S.João Batista fiéis fazem oração, pedidos e cruzam as brasas da fogueira, em frente à igreja matriz. A fogueira foi acesa às 18 horas e formou chamas de seis metros de altura, antes de se transformar em brasas.



Paulo C.Camargo, de Bocaina, trabalhador de empresa do setor coureiro, atravessou à meia-noite descalço, saindo ileso de queimaduras. Ele já havia passado uma vez em 2007 e atribui o milagre à “fé” em S.João. Outros 12, que cruzaram a fogueira, são da região e um da Capital. Adriano dos Santos, 27 anos, enfrentou o braseiro pela segunda vez e também garante que nada sofreu. Lino Scarri ( 2ª vez), Luiz G.da Silva (Itapuí), Tiago Pereira (Boa Esperança) também afirmam que não queimaram os pés. Pela quarta vez, Cassiano Nogueira, de Jaú, também foi um dos devotos que passou pela braseiro. Antonio Romero, de São Paulo,teve os pés queimados.

Quem brinca com fogo sai queimado.
Um grupo de três jovens de Boa Esperança do Sul, provavelmente em tom de brincadeira, também arriscou passar pela fogueira, mas tiveram seus pés queimados e, um deles, a ambulância da Prefeitura de Bocaina encaminhou à Santa Casa.

Nenhum comentário: