Registro Geral

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Registro Geral - 11 de junho de 2009.



((((((((((((((Brasil))))))))))))))))
Folha de São Paulo
** Juro cai para menor taxa em 13 anos. BC reduz Selic de 10,25 para 9,25% ao ano; valor real, porém , ainda está entre os maiores do mundo.
** Mobilização para saída de reitoria da USP. ( NA capa, a imagem é de estudantes em frente ao prédio de História e Geografia, onde há uma enorme faixa dizendo “ A história ensina mas ela não tem alunos”.
O Estado de São Paulo
** BC põe juro abaixo de 10% pela primeira vez. Corte de 1 ponto surpreende, mas comunicado indica cautela.
**IPI de automóveis vai subir, mas de forma gradual. Benefício deve vigorar por mais três meses; presidente é favorável à redução permanente.
**US$10 bi do Brasil para o FMI. ( O Brasil passará a ser credor, junto com a Rússia, China e Índia que também farão empréstimos ao fundo.)
** Trânsito de São Paulo: lentidão Recorde. As 19 horas, o congestionamento chegou a 295 km. ( quase a distância de São Paulo à Jaú – ao centro-oeste do estado)
Jornal da tarde
** Desconto do carro novo continua, só que menor. No final do mês, será anunciada a prorrogação da redução do IPI para os 0-Km por mais 90 dias, com alíquotas maiores do que as do 1° semestre e abaixo das cobradas até o fim do ano passado. O governo reduziu o IPI no final de 2008 para conter a queda na produção, estimular as vendas e evitar onda de demissões no setor. De 7% a 0% foi a menor redução da alíquota do IPI para carros 1.0. A dos 2.0 foi de 13% para 6,5%.
**Voo 447 - buscas a corpos vão até o dia 19.
O Globo
**País tem pela primeira vez juro abaixo de 10% ao ano. Sem unanimidade, BC surpreende e reduz taxa básica para 9,25%.
**Petrobrás recua e muda dia para vazar. Criticada por vazar em seu blog perguntas sobre informações obtidas por jornalistas, a Petrobrás mudou as regras: só divulgará as questões ao primeiro minuto do dia das publicações das reportagens.
Jornal do Brasil
**Menor juro da história. BC deixa taxa Selic pela primeira em um dígito.
**Tese de que o Airbus se desintegrou ganha força.
**Quase lá. O Brasil venceu o Paraguai por 2ª 1 no Recife, e está muito perto da vaga à Copa de 2010. Cabañas, sempre ele, abriu o placar. Robinho empatou ainda no primeiro tempo e Nilmar fez o gol da vitória no segundo tempo. Segunda-feira o time estréia na Copa das Confederações contra o Egito. A Argentina de Maradona perdeu do Equador.
Correio brasiliense
**Assassinato na Granja do Torto. Um dos locais mais vigiados do país foi cena de crime violento. Às 9h50, o cabo Jéfferson de Oliveira Santos, 25 anos, integrante do 1° regimento da cavalaria de guardas, recebeu três tiros de fuzil de um subordinado de plantão. Jefferson chegou com vida ao hospital das Forças Armadas, mas morreu as 11h05. O assassino é um soldado, que não teve seu nome revelado pelo Exército. O gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República informou que ele só será identificado após a definição oficial que presidirá o inquérito militar. Peritos da Polícia Civil foram à Granja do Torto, mas a corporação ficará fora do caso.

(((((((((((((((((((((((((Internacional)))))))))))))))))))))
Argentina – La Nación
** Eleições 2009 / Suspeita de campanha suja / faltam 17 dias
O governo divide a judiciário. A maioria dos sectores do acórdão questionaram o plano de pegar De Narvaez com o tráfico de drogas, e dão fim à polêmica. Scioli teve que desmentir o seu irmão para acalmar Kirchner.Cobos se solidarizou com De Narváez e choveram críticas. Reuniram-se 45 minutos sozinhos no Senado; o governo e os radicais os questionaram.
EUA - New York Times
Tesouro Define pagamento de Executivos de 7 empresas em dificuldade
A proposta federal de restringir pagamento a executivos tem o potencial de humilhar sete grandes instituições que tenham recebido milhões de dólares em crise.
Espanha - El País ( Madri)
**Fazenda prevê mais uma prova implicando o tesoureiro do PP. A investigação encontra provas de delitos fiscais a ponto de preescreverem, atribuídos a Luis Bárcenas e Jesus Merino.
**O socialismo francês fixa prazo para ressurgir. Aubry pretende acabar com as crises do partido antes do final do ano.
Portugal – Público (Lisboa)
** Portugal vende paracetamol com dosagem acima da recomendada. Substância está presente em 137 medicamentos para reduzir a febre e as dores. Infarmed desvaloriza venda livre mas há quem alerte para “Lei permissiva”.
**Sete Maravilhas: Índia, Marrocos, Cabo Verde, Macau e Brasil. Com votos pela internet, telefone e SMS, um total de 239.418 pessoas escolheram ontem as 7 maravilhas de origem Portuguesa do Mundo. Ficam em três continentes e cinco países.
Inglaterra – the Guardian
Brown promete devolver poder ao parlamento. Reformas vão travar poder de chicotes e reforçar crosta do governo.
Itália – La Republica
**Gheddafi mostra a controvérsia. O líder líbio: o terrorismo deve ser entendido. Negado o discurso no Senado.
( Na foto em destaque o Premier Silvio Berlusconi de mãos dadas com o líder líbio Muammar Gheddafi)
Japão – The Asahi Shimbum
Ásia: Emissão de CO2 deve reduzir 15% até 2020. Utilização de energia solar terá de aumentar 20 vezes para atingir meta a médio prazo.


Ouça podcast acima.
Trilha: Van Halen - “In a simple Rhyme” e “Could This be Magic?”

Nenhum comentário: