Registro Geral

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cultura: Rumos da Dança apresenta Miranda Pennel


imagem: Frame do vídeo Habit de Miranda Pennell/divulgação


A diretora inglesa Miranda Pennel apresenta uma sessão de vídeo danças marcada para o próximo dia 29 de setembro. A sessão faz parte de uma iniciativa do programa Rumos Dança Itaú Cultural que traz a artista para ministrar uma máster class de videodança para os selecionados da terceira edição do programa Rumos Dança.

Miranda Pennell originalmente estudou dança contemporânea em Nova York e Amsterdã, depois ela começou a explorar idéias coreográficas através do cinema e vídeo. Embora o seu trabalho no cinema leva a especificidade da dança contemporânea, um interesse no desempenho da natureza é fundamental para seus filmes. O trabalho de Pennell olha para as coreografias que podem ser encontradas no "mundo real", utilizando uma gama diversificada de temas que inclui soldados e uma banda marcial, 'ice-skaters' na adolescência, fase de luta, bailarinos amadores e profissionais e aspirantes a bateristas. Estes filmes giram em torno de pessoas reais e lugares. No entanto o seu realismo é minado por uma abordagem formal para a câmera e edição, que considera surpreendente contrastes e contradições no seio dos mundos explorados.

As apresentações sempre acontecem em contextos diferentes, incluindo cinema independente, galeria e broadcast. Seus filmes e vídeos receberam vários prêmios, e financiamento do Arts Council England, do Film London’s Artists Film and Video Awards, e da Fundação de Documentários do Canal 4 britânico.

Videodança com Miranda Pennel
Terça 29 de setembro 20h
entrada franca
ingresso distribuído com meia hora de antecedência

Itaú Cultural - Sala Vermelha [80 lugares]
Avenida Paulista 149 − Paraíso
São Paulo SP


Nenhum comentário: