Registro Geral

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prostituta também comemora dia internacional

Terça-feira, 02 de junho, é o Dia Internacional da Prostitua. A data lembra quando 150 mulheres ocuparam a igreja de Saint-Nizier, em Lyon, na França, em 1975, para protestar contra a perseguição policial, a cobrança de multas, detenções e assassinatos. A manifestação foi reprimida com violência pela polícia.A coragem em apresentar os problemas fez com que àquelas mulheres rompessem preconceitos e entrassem para a história.
O programa Roda Viva, da TV Cultura, traz nesta data a entrevistada Gabriela Leite - prostituta aposentada que atuou em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro nos anos 70 e 80. Nesse período, se envolveu em manifestações para defender os direitos da categoria. É criadora da grife Daspu. Atualmente, aposentada, dedica-se a defender a categoria e a regulamentação da profissão.

A Ong Davida, fundada por ela em 1992, não tem a intenção de tirar as prostitutas da rua, mas promover a cidadania das mulheres, com ações nas áreas de educação, saúde, comunicação e cultura. A grife Daspu, inaugurada em 2005, ajuda nessa missão gerando visibilidade e recursos para os projetos.

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10. Transmissão ao vivo pela Internet a partir das 17:30. Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.

Nenhum comentário: