terça-feira, 5 de maio de 2009
Etapa final para restauro de telas Sacras de Calixto
A 13ª obra do pintor denominada “Batismo de Cristo”, de 1924, de tamanho 230 X 150 cm, que está colocada no teto da igreja Matriz de Bocaina; restauração feita através da Lei Rouanet pelo Atelitê Raul Carvalho, da Capital
Inicia a restauração da última das 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto, na igreja matriz de São João da Batista, em Bocaina/SP.
A tela “Batismo de Cristo”, de 1924, de tamanho 230 X 150 cm, com as inscrições em latim “Ecce Qui Tollit Peccata Mundi” (tradução “Eis aquele que tira os pecados do mundo”)a maior tela do acervo artístico do pintor em Bocaina, que está colocada no teto da igreja, a uma altura de mais de 10 metros.
O próprio restaurador Raul Carvalho iniciou o trabalho, com as restauradoras e irmãs Maria José Kretchetoff e Silvia Kretchetoff, todos responsáveis pela recuperação das outras 12 telas sacras de Calixto de Bocaina.
A restauração da tela “Batismo de Cristo” será a mais difícil e trabalhoso, não pelo estado de conservação, considerado “mediano” por Raul Carvalho, mas pela posição incômoda, desconfortável do trabalho pela posição da tela no teto, argumenta o restaurador.
“É desconfortável nossa posição de trabalho. Ficamos com dores na coluna e pescoço por trabalhar quase que deitados”, explica Raul Carvalho, em cima de um andaime de 10 metros de altura.
Em 10 dias, Raul Carvalho explica que finalizará o trabalho em todas as telas com a aplicação de um verniz especial final sobre todas as 13 telas restauradas para garantia de proteção contra bolhas e agentes externos.
“Com os produtos importados que usamos, encontrados em restaurações de obras de arte da Europa e Estados Unidos, a restauração das 13 telas deve durar mais 100 anos”, garante Raul Carvalho.
A conclusão do trabalho está prevista para até o dia 23 de maio, em comemoração do aniversário de Bocaina, que completará 118 anos.
O custo de restauração de cada tela é de cerca de R$ 22 mil. A Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, aprovou captação de recursos da ordem de R$ 279 mil para a restauração das 13 telas.
Louvre de Paris
Os produtos químicos usados na restauração das 13 telas de Calixto são os mesmos utilizados no Louvre, de Paris, nos EUA, Japão e na Europa.
Todos os materiais usados são facilmente reversíveis para novos processos de restauro, argumenta Raul Carvalho.
Não são usadas tintas comuns, existe um código de ética dos restauradores profissionais.
“Os pigmentos importados fabricados para restauração de obras de arte evoluíram muito nos últimos 10 anos. Há testes de durabilidade em laboratórios de até 100 anos”, explica ele.
Benedito Calixto
Benedito Calixto de Jesus nasceu em Itanhaém em 1853 e aos 18 anos já começou a pintar e expor seus quadros na Capital. Mudou-se para Santos e decorou o Teatro Guarani. De 1883 a 1885 estudou em Paris. Voltou para o Brasil e foi morar em São Vicente.
Calixto foi convidado a pintar em 1923 telas para a igreja de Jaú (SP). Teve um desentendimento com o padre da paróquia e foi convencido pelo cônego português, José, da igreja matriz de Bocaina, a fazer sua obra para a paróquia local. Abaixo o nome das 13 telas sacras de Calixto.
As 13 telas sacras de Calixto na igreja matriz de Bocaina
“Salomé recebe a cabeça de São João Batista”, 1924, 230 X 175 cm.
Inscrições: “Misso Spiculatore – Praecepti Caput Ejus – In Disco”
Tradução: “Por um servo ordenou trazer a sua cabeça em uma bandeja”
“Maria e Isabel”, 1925, 230 X 130 cm.
Inscrições: "Benedicta tu Inter Mulieres Et Benedetus Fructus Ventris Tui"
Tradução: "Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre"
“Assunção a Nossa Senhora”, 1925, 230 X 195 cm.
Inscrições: “Assumpta est Maria in Coelum” !Gaudet Exercitus Angelorum”
Tradução: “Maria subiu ao céus. Alegra-se o exercito dos anjos”
“Anunciação de Nossa Senhora” , 1924, 120 X 183 cm.
Inscrições: "Ave Gratia Plena"
Tradução: "Ave cheia de Graça"
“São Paulo” , 1924, 190 X 80 cm.
Inscrições: “Bonum Certamen Certavi”
Tradução: “Combati o bom Combati”
“Caminhos de Emaús”, 1925, 280 x 185 cm.
Inscrições: “Mane Nobiscu. Quonian Advesp Et Rascit”
Tradução: “Permaneça conosco. Porque já está anoitecendo”.
“Transfiguração”, 1925, 230 x 195 cm.
Inscrições: “Resplenduit Facies. Ejus. Sicut. Sol”.
Tradução: “A sua face resplendeu como o Sol”.
“São Pedro”, 1924, 180 X 80 cm.
Inscrições: “Et Tibi Dabo Claves Regni Coelorum”
Tradução: “Eu te darei as chaves do reino do céu”.
“Deposição de Jesus Cristo”, 1924, 230 X 195 cm.
Inscrições: “Velut Mare Contritio Tua”
Tradução: “A tua tristeza é do tamanho do mar”.
“Cristo no Monte das Oliveiras”, 1925, 230 x 195 cm.
Inscrições: “Pater-Si-Vis-Transfer-Calicem-Istum-A-Me Voruntamen-Non-Mea-Voluntas-Sed-Tua-Fiat”.
Tradução: “Pai, se possível afasta esse cálice, mas seja feita tua vontade e não a minha”.
“Aparição do Anjo a Zacarias”, 1924/1925, 230 X 130 cm.
Inscrições: "Ne-Timeas-Exaudita-Est/Zacharia Quonian e Deprecatio-Tua"
Tradução: "Não temas Zacarias. Porque a tua prece foi ouvida".
“São João Batista com Heródes”, 1924, 230 x 170 cm.
Inscrições: “Non Licet Tibi Habere Uxorem Fratris Tui"
Tradução: "Não te é lícito ter a esposa do teu irmão"
“Batismo de Cristo”, 1924, 230 x 150cm
Inscrições: "Ecce Qui Tollit Peccata Mundi"
Tradução: Eis aquele que tira os pecados do mundo.
fonte: João Henrique Vieira de Azevedo / assessoria de imprensa
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