Registro Geral

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Madrugada com Banda "Carlos Gomes" comemora dia do trabalho no interior paulista

A “Alvorada”, tradição que completa este ano 121 anos, acontece quando a Banda Carlos Gomes sai às 5 horas da madrugada nas ruas da cidade de Bocaina - 310 km da capital paulista -tocando músicas festivas aos moradores, que os recebem em suas residências com alegria, vinho, bolo, cerveja e café.

O município, colonizado por imigrantes italianos, acorda às 5 horas da manhã com rojões e música em frente a Câmara Municipal, e dali seguem pela "Alvorada" tocando marchas e músicas italianas em comemoração ao Dia do Trabalho.

No trajeto tradicional, passam pela casa do músico Paulo Marangoni – ativo na Alvorada - que completa na próxima quinta-feira 80 anos; é o mais velho da banda.
Desde 1952 na Banda Carlos Gomes, os músicos Paulo Marangoni, 80 anos, Elias Pereira, 75 anos,e Dirceu Pizzo, 73 anos, participam da Alvorada. Eles dizem que essa tradição – de sair para tocar no dia 1o de maio às 5 horas - não pode acabar, porque faz parte da cultura e da história do povo da cidade. A banda já teve 35 integrantes nos anos 50 e 60.

Hoje só tem os seis mais velhos. Mas, na Alvorada, a banda é reforçada pelos jovens músicos da Banda Marcial municipal
A “Alvorada” é uma tradição trazida por imigrantes italianos a Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho.

A tradição teve início em 1888, na Fazenda Santana, 3 anos antes da vila São João Batista transformar-se em município de São João da Bocaina. Naquela época, os imigrantes italianos faziam a festa na fazenda Santana com músicas, comida e vinho.


Banda Carlos Gomes

Em 1888 inicia a banda "CArlos Gomes" - quando Bocaina ainda era a Fazenda Santana, pertencente a Jaú . A primeira apresentação oficial e pública da banda foi em 23 de junho de 1890, na festa de São João, sob a regência de Arthur Perondi. Em 1891, o vilarejo passou a ser município: São João da Bocaina.

Em 1908 a banda teve mudança de nome para corporação musical “ Príncipe Piemonte”. Em seguida, mudou novamente para “ Gomes Verdi”, sob a regência do maestro Francisco Gioiosia.

Em 1927, assume a banda o maestro Túlio Ghiselli voltando a denominação de origem para “ Carlos Gomes”.




O município

Bocaina localiza-se no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 310 km da Capital, 69 de Bauru; tem uma população de 11.075 habitantes, de descendência italiana. Possui 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto, pintadas entre 1923 e 1927, na igreja matriz de São João Batista.

Abriga casarões antigos e conservados, construídos no início de 1900.

O município é banhado pelas águas serenas do Rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado.

Nenhum comentário: