Registro Geral

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Especialistas traçam diagnóstico ambiental em expedição no Rio Jacaré












De enorme potencial turístico, o Rio Jacaré Pepira é muito utilizado para a prática de esportes náuticos e de aventura, sendo fator de desenvolvimento regional.




Considerado um dos mais preservados do Estado de São Paulo, o Rio Jacaré-Pepira (aproximadamente 174 km de extensão) passa por um diagnóstico ambiental. O trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio-Ambiente de Brotas começou nesta quinta-feira, ,e termina neste sábado.Também há o apoio da Fatec – Jahu, Corpo de Bombeiros, ONGs e convidados.
Os participantes iniciaram a análise por terra a partir da nascente principal do Jacaré, na cidade de Itaqueri da Serra. No segundo dia,eles devem começar a analisar os trechos navegáveis do rio, entre Brotas e Bocaina. Já no sábado, terceiro e último dia, está prevista a chegada à foz, junto ao Rio Tietê, no município de Ibitinga.

Pertencente à bacia do rio Tietê, o rio Jacaré Pepira nasce na divisa dos municípios de Brotas e São Pedro na Serra de Itaqueri a uma altitude de 960 metros sobre o nível do mar. Desemboca no rio Tietê no município de Ibitinga.

Com os resultados da expedição, será desenvolvido um relatório, indicando as potencialidades, vulnerabilidades e impactos ambientais. Ainda deverá ser disponibilizada uma exposição com fotos do trabalho. A única dúvida é se ela será itinerante para todos os municípios da bacia ou fixa no Centro de Interpretação Ambiental de Brotas.

Nenhum comentário: