Registro Geral

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Hoje é dia dos Bobos!!!


















"Enganei o bobo na casca do ovo. Você come a casca e eu como a gema!!!"
Quem nunca ouviu este versinho, que nos remete à melhor fase da infância?
Mentir nos torna crianças. Traz aquela sensação de malvadeza de criança ladina - como diria minha avó.
Acredito ser esse sentimento infantil que torne essa data culturalmente difundida e preservada no calendário da humanidade. É uma data que nos faz lembrar o quanto somos humanos e fracos. E também o quanto de "criancisse"(é assim que se escreve essa palavra???)... enfim, é dia de lembrar o quanto somos tolos em busca de satisfação - sabe-se lá de quê.
Tenho uma visão muito particular sobre o 1° de Abril. Vivemos um diário 1° de abril, onde amigos se traem e se machucam, pouca verdade há nos relacionamentos conjugais, pessoas são confundidas com máscaras, somos obrigados a crer numa falsa ilusão de justiça - direitos democráticos - polidez social - humanismo....Porém, os outros 364 dias PRIMEIRO DE ABRIL são velados, mascarados. E pior ainda é que brincamos com a verdade.

Informação publicada no site Wikipédia aponta que 1° de Abril , conhecido como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, é uma data enigmática - com diversas teorias para seu surgimento. Uma versão apresenta que a brincadeira surgiu na França. A partir do século XVI, o Ano Novo era festejado durante uma semana com início no dia 25 de Março (equinócio da primavera) até o dia 1 de abril.

Quando o calendário gregoriano foi adotado (1564), o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. A resistência de muitos franceses que continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril, levou o assunto ao ridículo, e gozadores enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o periódico "A Mentira" trouxe o 1º de abril a ser difundido em Pernambuco. O periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Flashback: A melhor frase do século!

Nenhum comentário: