Registro Geral

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Guilherme Ferro representa Bocaina na Stock Car
















Carro da equipe 11 - Nono Figueiredo.





A Copa Nextel Stock Car 2009 tem a presença de Bocaina (310 quilômetros da Capital).O engenheiro mecânico de Bocaina Guilherme Ferro é chefe da equipe mecânica do carro 11, de Nonô Figueiredo, da Officer Motorsport (Chevrolet)- quinto colocado na primeira prova da categoria no ano – 12 pontos faturados na primeira etapa realizada há 15 dias no circuito de Interlagos, na Capital.

Guilherme Ferro também é dono da equipe G Force da Super Fórmula 2.0 (ex-Fórmula Renault), com oficina e sede em Bocaina. Nessa categoria, sua equipe já ganhou a primeira corrida no mês passado com o piloto paulista Nathan Silva, correndo em Interlagos.

A segunda etapa da Stock Car no circuito internacional acontece neste domingo em Curitiba (PR). Os carros da Stock Car possuem motor V8 americano, de 5,7 litros(www.stockcar.com.br).



Mecânico prevê bom desempenho do carro de Nonô Figueiredo no circuito misto de Curitiba



Para o mecânico Ferro a etapa foi um pouco tumultuada, não apenas pelos "capôs voadores" que marcaram presença na corrida, mas também em função de muitos outros problemas, os quais incomodaram todas as equipes nos treinos que antecederam a corrida.

“O carro do Nonô, do qual sou responsável, esteve muito bem em Interlagos. Vamos partir com um set-up bastante similar na corrida para depois irmos fazendo o ajuste fino, de acordo com as condições da pista”, adianta o engenheiro mecânico.
Set-up é o termo técnico usado designando ‘receita’ de cada engenheiro para o carro– ajustes de molas, cambagem, ajuste de amortecedores, altura, graus de asa, pressão dos pneus, etc.

De acordo com o engenheiro mecânico do carro 11 da Officer Motorsport, “todos os imprevistos de Interlagos aconteceram em função de o carro ser totalmente novo e diferente do que foi no ano passado. Além disso, o carro teve pouquíssima quilometragem de testes por parte do fabricante”.

“Todo mundo partiu do zero pois nenhuma equipe conhecia bem o carro”, acrescenta.


Pit-Stops diferentes

Outra grande diferença desta próxima etapa da Stock Car serão os pit-stops (troca de pneus), além do abastecimento durante a corrida.

“É uma operação que demanda bastante treino para que não haja nenhum incidente, visto que tudo tem de ser feito no menor tempo possível para não comprometer o resultado”, finaliza Guilherme Ferro.




Perfil de Nonô Figueiredo- Officer Motorsport (Chevrolet Vectra)

Após uma longa carreira no kart, Nonô conquistou títulos na Fórmula Fiat por duas vezes (1992 e 1995). Também se sagrou campeão da Stock Car Light em 1994, vice-campeão das 1000 milhas em 2005 e foi o primeiro piloto brasileiro a vencer no Superturismo Sul-americano em 1997. No automobilismo internacional, foi vice no Vauxhall Vectra Challenge disputado na Grã-Bretanha em 1998. Estreou na Stock Car em 2000 e até hoje conquistou duas vitórias na categoria. Em 2008, continuou com seu parceiro carioca Duda Pamplona na Officer Motorsport (Mitsubishi) e somou 36 pontos. Na temporada 2009, Nonô mantém a dupla da temporada passada e a mesma equipe, mas desta vez defendendo as cores da Chevrolet.

Nome: Flávio Pagano Figueiredo; Data de nascimento: 13/05/1971; Local: São Paulo – SP; Hobby: Kart, tênis e golf; Equipe: Officer Motorsport; Montadora: Chevrolet; Número: 11; Vitórias: 3; Poles: 0





Fonte: João Henrique Vieira de Azevedo

Nenhum comentário: