Registro Geral

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Na onda do IPI

Tornou-se uma febre a moda da redução do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados. Publicitários e profissionais do marketing estão se deliciando com as possibilidades que a proposta de redução do imposto traz ao mercado. Claro que a política não perderia a carona, com tanta publicidade e divulgação em torno da sigla "I.P.I". Não tenho aqui informação de quanto já arrecadou comércio e indústria brasileiros desde anúncio da redução de IPI, mas é uma boa pauta para quebrar o exaustivo tema da "Crise Financeira Mundial".
E cada um defende seu próprio peixe, até o Deputado Federal José Paulo Tóffano (PV/SP) entrou na onda. Vice-presidente da Frente Parlamentar do Setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro, Tóffano anuncia que pretende pleitear redução do imposto para o setor moveleiro.
A assessoria de imprensa do parlamentar divulgou em nota que Tóffano "vai pleitear a isenção ou redução temporária do IPI para a indústria moveleira, assim como já ocorreu com os automóveis e eletrodomésticos. O pedido foi encaminhado ao parlamentar pela Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul".

Os argumentos são que “o setor vem sofrendo com forte redução nas vendas, além de todas as dificuldades já trazidas pela crise financeira mundial. Tal medida viria a estimular o consumo de móveis, garantindo os postos de trabalho existentes”.

É reivindicação da associação que a concessão no imposto é necessária por um prazo de seis meses. Eles cobram também a equalização da alíquota existente do imposto em 5% para todo o setor moveleiro, promovendo a isonomia entre os produtos e a concorrência justa.
“É difícil falar em redução de tributos num momento em que o Governo Federal sofre até mesmo com queda na arrecadação. Mas para que as dificuldades não aumentem ainda mais, precisamos prestigiar as indústrias, sem medir esforços para que elas voltem a crescer e gerar empregos”, afirma Tóffano.

Madrugada com Banda "Carlos Gomes" comemora dia do trabalho no interior paulista

A “Alvorada”, tradição que completa este ano 121 anos, acontece quando a Banda Carlos Gomes sai às 5 horas da madrugada nas ruas da cidade de Bocaina - 310 km da capital paulista -tocando músicas festivas aos moradores, que os recebem em suas residências com alegria, vinho, bolo, cerveja e café.

O município, colonizado por imigrantes italianos, acorda às 5 horas da manhã com rojões e música em frente a Câmara Municipal, e dali seguem pela "Alvorada" tocando marchas e músicas italianas em comemoração ao Dia do Trabalho.

No trajeto tradicional, passam pela casa do músico Paulo Marangoni – ativo na Alvorada - que completa na próxima quinta-feira 80 anos; é o mais velho da banda.
Desde 1952 na Banda Carlos Gomes, os músicos Paulo Marangoni, 80 anos, Elias Pereira, 75 anos,e Dirceu Pizzo, 73 anos, participam da Alvorada. Eles dizem que essa tradição – de sair para tocar no dia 1o de maio às 5 horas - não pode acabar, porque faz parte da cultura e da história do povo da cidade. A banda já teve 35 integrantes nos anos 50 e 60.

Hoje só tem os seis mais velhos. Mas, na Alvorada, a banda é reforçada pelos jovens músicos da Banda Marcial municipal
A “Alvorada” é uma tradição trazida por imigrantes italianos a Bocaina para homenagear o Dia do Trabalho.

A tradição teve início em 1888, na Fazenda Santana, 3 anos antes da vila São João Batista transformar-se em município de São João da Bocaina. Naquela época, os imigrantes italianos faziam a festa na fazenda Santana com músicas, comida e vinho.


Banda Carlos Gomes

Em 1888 inicia a banda "CArlos Gomes" - quando Bocaina ainda era a Fazenda Santana, pertencente a Jaú . A primeira apresentação oficial e pública da banda foi em 23 de junho de 1890, na festa de São João, sob a regência de Arthur Perondi. Em 1891, o vilarejo passou a ser município: São João da Bocaina.

Em 1908 a banda teve mudança de nome para corporação musical “ Príncipe Piemonte”. Em seguida, mudou novamente para “ Gomes Verdi”, sob a regência do maestro Francisco Gioiosia.

Em 1927, assume a banda o maestro Túlio Ghiselli voltando a denominação de origem para “ Carlos Gomes”.




O município

Bocaina localiza-se no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 310 km da Capital, 69 de Bauru; tem uma população de 11.075 habitantes, de descendência italiana. Possui 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto, pintadas entre 1923 e 1927, na igreja matriz de São João Batista.

Abriga casarões antigos e conservados, construídos no início de 1900.

O município é banhado pelas águas serenas do Rio Jacaré-Pepira, um dos menos poluídos do Estado.

Município paulista promove oficina cultural para preservação da história

Pederneiras/SP - O município de Pederneiras, através do seu Departamento de Cultura, abre inscrições para a Oficina Cultural “Patrimônio Histórico: noções básicas e aprimoramento”. Esta oficina visa aplicar noções básicas de preservação do patrimônio histórico e conscientizar sobre a importância da preservação do mesmo.

As inscrições são gratuitas e a única exigência é a apresentação de uma carta de interesse justificando os motivos pelos quais deseja realizar o curso. Os interessados deverão se dirigir ao Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macário” (antiga estação ferroviária) para obter informações.


Serviço
Início: 09 de maio
horário: 14h às 17h
Local: E.M.E.F. Eliazar Braga.
Maiores informações falar com Carolina. Fones: (14) 3252-2281 e (14) 8116-7167.

sábado, 25 de abril de 2009

Circênico na Lei Rouanet















Circênico deve captar recursos para execução do projeto


O Instituto Circênico (Jaú/SP)consquita inclusão de projeto na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O “Cultura Itinerante” levará apresentações culturais a oito bairros do município no período de um ano. Para isso, terá agora que captar recursos junto a empresários, com teto de R$207 mil. O projeto teve apoio do Deputado Federal José paulo Tóffano (PV/SP)

Para Fernando Milani, presidente do instituto, será a oportunidade de divulgar manifestações culturais para a população de bairros periféricos. “No projeto, constam apresentações de teatro, circo e cinema, sendo que o grupo ficará duas semanas em cada local”.
O parecer do Ministério da Cultura autoriza o levantamento de até R$207 mil até 31 de dezembro deste ano. A expectativa de Milani é utilizar 50% do valor nas apresentações, 25% nas oficinas gratuitas para crianças e outros 25% na compra de equipamentos. Para viabilizar a execução do “Cultura Itinerante”, Tóffano vai buscar apoio de empresários interessados em apoiar.

Lei Rouanet

A pessoa física ou jurídica que financia um projeto cultural por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura pode abater o valor do Imposto de Renda devido. Além do benefício da isenção, as empresas investem em sua marca e imagem institucional. Contudo, para fazer parte do programa, é necessário estar com toda a documentação regularizada, inclusive no que diz respeito às obrigações junto ao Governo Federal.












Fonte: Paulo Soares
Fotos: Tuca Melges

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Especialistas traçam diagnóstico ambiental em expedição no Rio Jacaré












De enorme potencial turístico, o Rio Jacaré Pepira é muito utilizado para a prática de esportes náuticos e de aventura, sendo fator de desenvolvimento regional.




Considerado um dos mais preservados do Estado de São Paulo, o Rio Jacaré-Pepira (aproximadamente 174 km de extensão) passa por um diagnóstico ambiental. O trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio-Ambiente de Brotas começou nesta quinta-feira, ,e termina neste sábado.Também há o apoio da Fatec – Jahu, Corpo de Bombeiros, ONGs e convidados.
Os participantes iniciaram a análise por terra a partir da nascente principal do Jacaré, na cidade de Itaqueri da Serra. No segundo dia,eles devem começar a analisar os trechos navegáveis do rio, entre Brotas e Bocaina. Já no sábado, terceiro e último dia, está prevista a chegada à foz, junto ao Rio Tietê, no município de Ibitinga.

Pertencente à bacia do rio Tietê, o rio Jacaré Pepira nasce na divisa dos municípios de Brotas e São Pedro na Serra de Itaqueri a uma altitude de 960 metros sobre o nível do mar. Desemboca no rio Tietê no município de Ibitinga.

Com os resultados da expedição, será desenvolvido um relatório, indicando as potencialidades, vulnerabilidades e impactos ambientais. Ainda deverá ser disponibilizada uma exposição com fotos do trabalho. A única dúvida é se ela será itinerante para todos os municípios da bacia ou fixa no Centro de Interpretação Ambiental de Brotas.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

250 empresas participam da ExpoVinis Brasil 2009










Com mais de 250 empresas do Brasil e exterior,
Expovinis Brasil 2009 concretiza bom momento do vinho no País




Além de contar com a participação das principais vinícolas nacionais, evento confirma importantes presenças internacionais como o Pavilhão Francês organizado pela Embaixada da França que vem com uma delegação de 28 empresas de regiões como Bordeaux, Bourgogne e Champagne



Apesar da crise mundial, o setor vitivinícola continua em expansão no Brasil. Os rótulos importados estão entre os preferidos, mas a produção de vinhos e espumantes nacionais vem apresentando bons resultados beneficiada pela melhoria da qualidade, reconhecida em concursos internacionais e pela alta do dólar.



Além de promover investimentos no mercado nacional, fomentar a exportação, importação e geração de renda e empregos, o Expovinis Brasil – maior encontro de winebusiness da América Latina – se tornou foco estratégico de grandes players deste setor, criando efetivas oportunidades de novos negócios aos seus expositores, apresentando aos visitantes as principais novidades do setor.



Promovida pela Exponor Brasil, uma das principais empresas organizadoras de eventos do País, a 13ª edição do Expovinis Brasil ocorre pelo segundo ano consecutivo no Transamerica Expo Center entre os dias 05 e 07 de maio de 2009.



Com participações internacionais cada vez mais expressivas, o evento recebe a participação francesa organizada pela Embaixada da França que traz uma delegação de 28 empresas de regiões como Bordeaux, Bourgogne e Champagne.



Além da França, o Expovinis Brasil atraiu ainda o interesse de importantes investidores estrangeiros como os grupos de vinícolas da Alemanha (Weinexportkontor Baden Wurttemberg), que participa pela primeira vez do evento, da Espanha (região de Castilla La Mancha) e dos EUA (representados pela A & M International Wine & Spirits) ao lado dos já tradicionais grupos Pro Mendoza (Argentina) e Vins de Provence (França), e de produtores vindos da Itália, Portugal e África do Sul.



Este ano o Expovinis Brasil recebe também uma das maiores empresas mundiais do setor – a chilena Concha y Toro – que pela primeira vez prestigiará o evento participando como expositora direta.



“A cada edição o Expovinis Brasil se firma não só como o elo entre produtores e seus canais de distribuição, mas também como o principal precursor de importantes negociações com países internacionais, ressalta Domingos Meirelles, diretor geral da Exponor Brasil.



Com um dos maiores stands do evento, o IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho - reúne produtores brasileiros no Expovinis Brasil para mostrar a força do trabalho que vem desenvolvendo e seus bons vinhos. Em paralelo estarão o Acavitis - Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude - Sebrae SC e alguns grandes nomes do vinho nacional como Miolo, Salton, Lídio Carraro e Casa Valduga, entre outros grupos menores que vêm ganhando notoriedade a cada edição.



O evento conta com mais de 250 vinícolas confirmadas, incluindo também importadoras consagradas como Cantu, Costazzurra, Decanter, Interfood, KMM Vinhos, Magna Import, Malbec, Vinea Store e Zahil, entre outras.



E, repetindo a fórmula de sucesso das últimas edições, o público poderá ainda conhecer as principais novidades e lançamentos apresentados pela Brasil Cachaça e Epicure, feiras dedicadas a mais brasileira das bebidas e ao charuto e presentes finos, respectivamente, que ocorrem paralelamente ao Expovinis Brasil.



O Expovinis Brasil 2008 recebeu mais de 15.000 pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer rótulos dos quatro cantos do mundo, apresentados por mais de 260 expositores.



Os interessados podem obter mais informações no endereço www.expovinisbrasil.com.br. No site o visitante também pode realizar a pré-inscrição e saber mais sobre as degustações e outras atividades paralelas disponíveis.



Amigas do Vinho na Expovinis 2009


A Expovinis 2009 também marca o II Encontrão das Amigas do Vinho, que acontecerá as 20h00 do dia 05, no stande da ABRAVINHO ( associação de revistas, da qual fazem parte: Revista Adega, Revista Alta Gastronomia, Revista Bon Vivant,Revista Prazeres da Mesa, Jornal Vinho & Cia e Revista Wine). As confreiras devem apresentar o PIN da Confraria Amigas do Vinho e da FEBAVE. Mais informações no site www.amigasdovinho.com.br






SERVIÇO

Expovinis Brasil 2009

Salão Internacional do Vinho

05 a 07 de maio de 2009

Transamerica Expo Center – Santo Amaro – São Paulo

Informações e credenciamento visitantes: www.expovinisbrasil.com.br

e-mail expovinisbrasil@exponor.com.br ou na Exponor Brasil tel. (11) 3141.9444

NOVIDADE: Aqueles que efetuarem o credenciamento antecipado pelo site concorrerão a uma Adega climatizada .



Horário: das 14h às 19h para profissionais do setor. Das 19h às 22h para profissionais e consumidor final.

O primeiro dia de evento será reservado exclusivamente para profissionais do setor.

Ingressos (Consumidor Final): R$ 40,00 incluindo taça para degustação ou R$ 30,00 sem taça.
Estudantes de Hotelaria, Nutrição, Gastronomia, Enologia e Turismo pagam R$ 15,00 não inclui taça (necessário apresentar identidade e comprovante do curso que não seja carteirinha de estudante).

Entrada franca para profissionais do setor (necessário apresentar identidade ou CPF e comprovante profissional). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Necessário apresentar carteira de identidade.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cinema: A vez do trash














imagem: frame do vídeo O Assassinato da Mulher Mental (2008), de Joel Caetano


O cinema das margens é feito de forma independente e não é exibido nas salas comerciais. Assim é realizada a mostra Cinema de Bordas, que apresenta, entre 22 e 26 de abril, vídeos com estética trash, nos quais a criatividade dribla o baixo orçamento e produz resultados inusitados, especialmente em comédia, horror e ficção científica.

São 17 vídeos apresentados em dois horários: às 17h e às 20h. Entre eles estão Era dos Mortos, Cocô Preto, Zombio e Rambú IV: O Clone. A curadoria é de Bernadette Lyra e Gelson Santana.







Confira programação: clique aqui



Cinema de Bordas
quarta 22 a domingo 26 de abril de 2009

entrada franca - ingresso distribuído com meia hora de antecedência

Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP [próximo à estação Brigadeiro do metrô]
informações 11 2168 1777

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dinheiro público, cabide de empregos, passagens aéreas e etc...

Das notícias e declarações publicadas...




Publicado na Folha On Line em 15/04/2009 - 10h25

Outro deputado usa Câmara para pagar doméstica


O deputado José Paulo Tóffano (PV-SP) também usa verba da Câmara para pagar uma doméstica. Alice Maria da Silva atua no apartamento funcional do congressista em Brasília.

Segundo o deputado, a principal função de Alice é servir o seu café da manhã e ajudar em recepções na casa dele. Tóffano diz, porém, que ela realiza trabalhos esporádicos em seu gabinete --para onde a reportagem ligou duas vezes e foi informada de que nenhuma Alice trabalhava lá.

A Folha já revelou que Arnaldo Jardim (PPS-SP) também pagava sua empregada doméstica com dinheiro da Câmara.

Além dele, Osório Adriano (DEM-DF) mantinha como sua funcionária a doméstica do deputado licenciado e atual secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga (DEM). Osório, suplente de Fraga, exonerou a funcionária. A Câmara, porém, nada fez para mudar a prática.

Questionado, Tóffano também disse que resolveria a situação de Alice. "Se existe o entendimento de que o café não deve ser feito pelo funcionários [pagos pela Câmara], então vou cumprir", disse.

Alice, de acordo com informações internas da Casa, recebe R$ 661 mensais.


Abaixo, nota de cidadão publicada no blog http://paxajax.wordpress.com/category/jose-paulo-toffano/
"Ou Sarney e Temer tomam medidas para sanear estes problemas ou a pauta negativa não mudará. É necessário que mude. O Brasil precisa do Congresso funcionando e respeitado. Vi uma notícia que Sarney recebe a comissão especial criada para reformar o Regimento Interno do Senado. Vamos aguardar mais informações sobre essas propostas. Há para a Câmara? Não sei."


Justiça mantém busca da PF na Camargo Corrêa A Justiça negou o pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo para que fosse anulada a busca e apreensão de documentos realizada pela Polícia Federal no departamento jurídico da empreiteira Camargo Corrêa na Operação Castelo de Areia, em 25 de março. Na segunda-feira, a OAB apresentou ao TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região um habeas corpus requerendo a anulação, sob o argumento de que os departamentos jurídicos das empresas devem ser equiparados aos escritórios de advocacia, que são invioláveis, segundo a legislação.





O Estado de São Paulo

Deputado paga passagens para artistas com verba da Câmara

Diante de um festival de viagens patrocinadas com verba pública pelo deputado Fábio Faria (PMN-RN) para ex-namorada, ex-sogra, artistas e amigos - num total de 12 pessoas -, o comando da Câmara reagiu ontem com quase indiferença. O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), chegou a dizer que o dinheiro gasto só seria devolvido aos cofres públicos se o deputado assim quisesse. "Eu disse a ele: ?A cota é sua. Se achar (o uso da cota) legal, justifique. Se não é adequado, trate de devolver. A Câmara não pode ter prejuízo com o que você eventualmente considere errado. Ele tem de responder. Se achar que deve devolver, devolverá", afirmou Temer. O terceiro-secretário da Câmara, Odair Cunha (PT-MG), responsável pela distribuição das cotas, disse que a Mesa não vai discutir novas regras. "Esse é um tema encerrado na Mesa. O parlamentar é responsável pelo gasto. Não vamos voltar à Mesa com esse assunto. A regra não vai mudar. Quem agir errado vai ser responsabilizado", disse o petista. Mas a gravidade da atitude de Faria poderá levá-lo à corregedoria da Câmara para responder a processo por quebra de decoro parlamentar. O pedido de apuração pode partir de um deputado, um partido ou do presidente da Câmara.


Folha de São Paulo
Vereador que é bancado por imobiliária atua pelo setor

Vereadores paulistanos que receberam doações da AIB (Associação Imobiliária Brasileira) atuam em áreas na Câmara Municipal de interesse do mercado imobiliário. Além disso, dos 41 projetos em tramitação que propõem alterações de zoneamento apresentados de 2005 em diante, 28 (68,3%) são de autoria de parlamentares que receberam doações da entidade em 2008. Ontem, a Folha revelou que o sindicato do setor imobiliário de São Paulo, Secovi-SP, usou uma associação para doar dinheiro a políticos, já que a lei proíbe sindicatos ou entidades de classe de fazê-lo. A AIB foi a segunda maior financiadora individual nas eleições municipais. As entidades defendem que a ação conjunta é legal.




Nota minha: ( E por aí vai...se for sacudir muito, haja poeira para Ivete Sangalo levantar)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Autores em Cena

Ferréz, João Silvério Trevisan, Sérgio Vaz e André Sant'Anna são os convidados do para a segunda edição do A(u)tores em Cena. O evento une teatro e literatura em espetáculos em que escritores estreiam na carreira de atores, conduzidos por diretores teatrais. O protagonista é o autor/ator e o público é o leitor/espectador.

As apresentações são dirigidas por Mário Pazini e Antonio Cadengue e têm participação especial do Grupo Clariô de Teatro, da cantora Vanessa Bumagny e do guitarrista Zeca Loureiro. A idealização e a curadoria são do escritor Marcelino Freire.


Confira a programação:

sábado 11 de abril 20h
Pedras Não Falam mas Quebram Vidraças
texto e interpretação de Ferréz e Sérgio Vaz
direção de Mário Pazini
participação especial do Grupo Clariô de Teatro
classificação etária livre

domingo 12 de abril 20h
Amor&Exílio
texto e interpretação de André Sant'Anna e João Silvério Trevisan
direção de Antonio Cadengue
participação especial da cantora Vanessa Bumagny e do guitarrista Zeca Loureiro
classificação etária: 16 anos

entrada franca − ingresso distribuído com meia hora de antecedência (247 lugares)

Itaú Cultural − Sala Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 − Paraíso − São Paulo SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br

Entre jornalistas e sapatos. E se a moda pega na cidade do calçado feminino?

Considerando o número de mulheres atuantes no jornalismo jauense, será um problema lançar essa moda de atirar sapatos por aqui. O único fator positivo é que o título de cidade do calçado feminino seria verdadeiramente propagado. Poderia ser uma estratégia de marketing, por que não?
Esta blogueira já teve o gravador desligado e já recebeu ameaças de secretários e políticos descontentes. Minha arma era o gravador. Mas conheço muitos colegas que sentem um desejo – mesmo secreto – de atirar sapatos. Isso inclui os colegas do sexo masculino também.

Agora o arremesso foi contra Ministro da Administração Interna da Índia, nesta terça-feira. O autor do último “protesto” é jornalista do Dainik Jagran.
Palaniappan Chidambaram falava durante uma conferência de imprensa e tentava fugir às persistentes questões do jornalista. Este não teria gostado das respostas e decidiu dar-lhe uma sapatada que falhou por pouco. Consequentemente o jornalista foi escoltado até a saída pelos seguranças.
“A minha forma de protesto pode ter sido errada, mas eu não queria magoar ninguém. Nos últimos 25 anos, isto (não responder às questões) acontece sempre. Que maneira de protestar me resta?”, lamentou.

O primeiro a levar sapatada foi George W. Bush, ex-presidente norte-americano.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/sapato-india-ministro-jornalista-tvi24/1055288-4073.html


Episódio na Índia



Episódio no Iraque

Guilherme Ferro representa Bocaina na Stock Car
















Carro da equipe 11 - Nono Figueiredo.





A Copa Nextel Stock Car 2009 tem a presença de Bocaina (310 quilômetros da Capital).O engenheiro mecânico de Bocaina Guilherme Ferro é chefe da equipe mecânica do carro 11, de Nonô Figueiredo, da Officer Motorsport (Chevrolet)- quinto colocado na primeira prova da categoria no ano – 12 pontos faturados na primeira etapa realizada há 15 dias no circuito de Interlagos, na Capital.

Guilherme Ferro também é dono da equipe G Force da Super Fórmula 2.0 (ex-Fórmula Renault), com oficina e sede em Bocaina. Nessa categoria, sua equipe já ganhou a primeira corrida no mês passado com o piloto paulista Nathan Silva, correndo em Interlagos.

A segunda etapa da Stock Car no circuito internacional acontece neste domingo em Curitiba (PR). Os carros da Stock Car possuem motor V8 americano, de 5,7 litros(www.stockcar.com.br).



Mecânico prevê bom desempenho do carro de Nonô Figueiredo no circuito misto de Curitiba



Para o mecânico Ferro a etapa foi um pouco tumultuada, não apenas pelos "capôs voadores" que marcaram presença na corrida, mas também em função de muitos outros problemas, os quais incomodaram todas as equipes nos treinos que antecederam a corrida.

“O carro do Nonô, do qual sou responsável, esteve muito bem em Interlagos. Vamos partir com um set-up bastante similar na corrida para depois irmos fazendo o ajuste fino, de acordo com as condições da pista”, adianta o engenheiro mecânico.
Set-up é o termo técnico usado designando ‘receita’ de cada engenheiro para o carro– ajustes de molas, cambagem, ajuste de amortecedores, altura, graus de asa, pressão dos pneus, etc.

De acordo com o engenheiro mecânico do carro 11 da Officer Motorsport, “todos os imprevistos de Interlagos aconteceram em função de o carro ser totalmente novo e diferente do que foi no ano passado. Além disso, o carro teve pouquíssima quilometragem de testes por parte do fabricante”.

“Todo mundo partiu do zero pois nenhuma equipe conhecia bem o carro”, acrescenta.


Pit-Stops diferentes

Outra grande diferença desta próxima etapa da Stock Car serão os pit-stops (troca de pneus), além do abastecimento durante a corrida.

“É uma operação que demanda bastante treino para que não haja nenhum incidente, visto que tudo tem de ser feito no menor tempo possível para não comprometer o resultado”, finaliza Guilherme Ferro.




Perfil de Nonô Figueiredo- Officer Motorsport (Chevrolet Vectra)

Após uma longa carreira no kart, Nonô conquistou títulos na Fórmula Fiat por duas vezes (1992 e 1995). Também se sagrou campeão da Stock Car Light em 1994, vice-campeão das 1000 milhas em 2005 e foi o primeiro piloto brasileiro a vencer no Superturismo Sul-americano em 1997. No automobilismo internacional, foi vice no Vauxhall Vectra Challenge disputado na Grã-Bretanha em 1998. Estreou na Stock Car em 2000 e até hoje conquistou duas vitórias na categoria. Em 2008, continuou com seu parceiro carioca Duda Pamplona na Officer Motorsport (Mitsubishi) e somou 36 pontos. Na temporada 2009, Nonô mantém a dupla da temporada passada e a mesma equipe, mas desta vez defendendo as cores da Chevrolet.

Nome: Flávio Pagano Figueiredo; Data de nascimento: 13/05/1971; Local: São Paulo – SP; Hobby: Kart, tênis e golf; Equipe: Officer Motorsport; Montadora: Chevrolet; Número: 11; Vitórias: 3; Poles: 0





Fonte: João Henrique Vieira de Azevedo

segunda-feira, 6 de abril de 2009

BNDES se reúne com empresários de Jaú e região‏

Representantes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estarão em Jaú nesta terça-feira para conversar com empresários do Setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro e do Arranjo Produtivo Local. O Deputado Federal José Paulo Tóffano, do PV, é responsável por viabilizar o encontro. O evento começa às 9h00, no SENAC – Jaú, que fica na Rua São Sebastião, número 145.

Nova Super Fórmula 2.0

Pilotos e equipes se recusaram a correr na segunda prova em Interlagos



A direção da prova impediu a participação do piloto Victor Guerim, no último sábado (04) na segunda etapa do Campeonato Paulista de Super Fórmula 2.0 (ex-Fórmula Renault) no circuito de Interlagos, na Capital. A atitude da direção gerou protesto das equipes e pilotos, que se recusaram a participar da corrida, em ato solidário.
A justificativa dada para impedir a participação do piloto Guerim na prova foi o regulamento desportivo da categoria – artigo 2, inciso 3, que limita a participação de pilotos portadores de licença “Graduados A e B”.

Guerim tem licença de "novato" por ter vindo do Kart (e já estreado na primeira prova da Super Fórmula 2.0 em março).

Antes da prova, as equipes se reuniram à portas fechadas e elaboraram documento à direção da prova onde informaram sob a decisão de não participar da segunda etapa.



Regulamento revisto

A organização da Super Fórmula 2.0 acatou pedido das equipes e fez um adendo ao Artigo 2, do código desportivo da categoria, permitindo novatos no campeonato. “....também serão admitidos pilotos novatos de competição, desde que tenham participado de Campeonato de Kart”.
Com o adiamento da segunda prova, a Super Fórmula 2.0 terá etapa disputada em regime de rodada dupla, prevista para 21/06. Antes, a próxima prova acontecerá no dia 3 de maio, em Interlagos, na Capital.



Líder de Bocaina

O piloto paulista Nathan Silva, lidera o Campeonato Paulista de Super Fórmula 2.0, pela equipe G Force (Engineering), de Bocaina. O piloto venceu a primeira prova em março no circuito de Interlagos liderando de ponta a ponta a corrida, cravando ainda a melhor volta em 1m39s169 (18 voltas).

A G Force é do jovem empresário e engenheiro mecânico Guilherme Ferro, a G Force, com oficina e sede em Bocaina (310 quilômetros da Capital).



Veja como ficou o calendário da Super Fórmula 2.0 para 2009:



03/05 – 2ª etapa

31/05 – 3ª etapa

21/06 – 4ª e 5ª etapas (rodada dupla)

26/07 – 6ª etapa

01/11 – 7ª e 8ª etapas (rodada dupla)

13/12 – 9ª e 10ª etapas (rodada dupla)



Campeonato após etapa disputada:



1º) 43-Nathan Silva – 32 pts

2º) 87-Vitor Guerim – 24 pts

3º) 53-Wilson Lazaro Jr – 20 pts

4º) 22- Juninho Fragnani – 16 pts

5º) 23-Jorge Rosseli – 12 pts.

6º) 61-Sara Sanchez – 10 pts.



A Super Fórmula 2.0 é idealizada e promovida pela Medrar, comercializada pela Point Comunicação e Marketing, e supervisionado pela FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo.

Apoiadores: Universidade Anhembi-Morumbi, Instituto Mauá de Tecnologia e Instituto Oksigeno, Hotel Quality, Dolly.

Visite o Site da Super Fórmula 2.0 - http://sites.google.com/site/superformulasp2009









Fonte: João Henrique Vieira de Azevedo

domingo, 5 de abril de 2009

Morre Waldemar Bauab















Inauguração do estádio Zezinho Magalhães em 1973 partida disputada entre XV de Jaú x Juventus. Na foto ( Fonte: EC XV de Jaú), o então prefeito de Jaú Waldemar Bauab daria o pontapé inicial.



A notícia sobre a morte do ex-prefeito Waldemar Bauab foi confirmada neste sábado,04, as 22h30. Antes de completar 81 anos, o ex-prefeito de Jaú Waldemar Bauab deixa um legado histórico e político. Ele encontrava-se hospitalizado e já não podia receber visitas. Bauab é jauense, nascido em 16 de junho de 1928.


A última participação dele em eleição aconteceu em 2004, já pelo PTB, mas teve cassação de candidatura antes de ir às urnas.

Na última terça-feira, o clima na Fundação Educacional Dr Raul Bauab era de preocupação com a saúde do ex-prefeito. A notícia que circulava entre funcionários era de que ele apresentava um coágulo, e o quadro descrito pelos médicos era delicado. Waldemar Bauab presidia a Fundação. Desde a última quarta-feira, 1°, circulava informação não-oficial sobre falecimento do político, originada do interior da Santa Casa. Este blog havia publicado a notícia, que foi retirada até sua confirmação oficial.




Sua história política foi recentemente contada em obra escrita pelo jornalista Waldo Claro.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Linguagens da Cultura - Desafios da Educação Não Formal.













imagem: Circo Escola do Capão / Cia de Foto







De 14 à 18 de abril acontece o Seminário Internacional Linguagens da Cultura - Desafios da Educação Não-formal, direcionado para artistas educadores ou educadores com alma de artista. Serão colocadas reflexões de como trabalhar com educação, cultura e arte fora da escola, além de levantar quais as dificuldades e motivações da educação não formal.

A programação inclui a apresentação dos doze selecionados da segunda edição do Rumos Educação, Cultura e Arte, o espetáculo Consumidor Loko - do projeto Corpo Cidadão, do Grupo Corpo -, um workshop de dança, além de palestrantes do Brasil, Índia, França e África do Sul.
O evento tem apoio da UNESCO e da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

Seminário Internacional Linguagens da Cultura - Desafios da Educação Não-Formal
terça 14 à sábado 18 de abril
entrada franca

confira a programação no site http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=919&mes=4&ano=2009


Itaú Cultural : Av. Paulista, 149 - Paraíso - São Paulo (metrô Brigadeiro)
Informações: (11)2168-1777

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Memória Roda Viva




O site Memória Roda Viva já conta com 378 entrevistas em seu acervo. As mais recentes são as da antropóloga Ruth Cardoso e do rapper Mano Brown.

O projeto Memória Roda Viva é uma iniciativa conjunta da Fundação Padre Anchieta, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de seu Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).

O programa Roda Viva apresenta, semanalmente, entrevistas com personalidades, brasileiras e estrangeiras, de diferentes áreas e tendências ideológicas. Desde 29 de setembro de 1986, trabalha com total liberdade de opinião e de escolha dos entrevistados e entrevistadores.

O acervo disponibiliza na íntegra todas as entrevistas feitas pelo programa em seus quase 21 anos de existência, e assim também será com as futuras entrevistas. Também é possível encontrá-las transcritas (em formato de texto).

Visite o site e leia a íntegra das entrevistas.


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva

Teatro Municipal Elza Munerato vai receber R$150 mil para climatização e adequação de estrutura

Nesta quinta-feira,02, em audiência com a cúpula do Ministério da Cultura, em Brasília, foram resgatadas seis emendas totalizando R$650 mil que estavam perdidas devido à alteração promovida pelo Ministério no sistema de apresentação de projetos. Por este motivo, verbas anunciadas anteriormente não chegaram aos municípios.
O Deputado Federal José Paulo Toffano (PV/SP) participou da audiência. O resultado desse trabalho será o envio de R$150 mil destinados à climatização e adequações gerais no Teatro Municipal Elza Muneratto, em Jaú. “Agora será possível colocar em prática projetos na área da cultura em vários municípios da região", declara o deputado. Além disso, estarão à disposição duas emendas de R$100 mil para a compra de equipamentos bibliotecários em Bariri e Jaboticabal. As cidades de Agudos, Diadema e Bocaina também receberão R$100 mil cada para investimentos na cultura. Nesta última, a verba será empregada na compra de equipamentos de áudio-visual e climatização do cinema municipal.

Quarta Composta no Santo






"QUARTA COMPOSTA"

Quarta-feira Santa, 8 de Abril, tem Jam Session no Santo Bar com Músicos e compositores jauenses. Contribuição simbólica: R$ 3,00.
Santo Bar - esquina da Av. Rodolpho Magnani com Av. Dr. Quinzinho.

Concorra a bolsa para Academia Internacional de Cinema














imagem: João Pinheiro



As inscrições para a ação História de Cinema foram prorrogadas até 30 de abril. Para participar basta enviar um vídeo baseado no texto Amor, Substantivo Feminino, da leitora Jesuane Salvador, e concorrer a uma bolsa em uma oficina de adaptação na Academia Internacional de Cinema e a produtos do Itaú Cultural.

Acesse o regulamento e saiba como participar! http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=1982

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Não foi só o PT e o PP...

O JC - jornal da Cidade de Bauru - traz nesta quarta-feira notícia de que o PT e PP negam recebimento de doação da construtora Camargo Correa.
Coligação nega irregularidades em doações da Camargo Corrêa
Porém, é suspeito que um jornal com ligações declaradas junto aos diretórios PTB e PV de Jaú sequer citar que PV e PTB também ficaram de fora do relatório final da Polícia Federal ao MP , e nem pediram esclarecimentos aos responsáveis locais.
Para quem tem boa memória, vereador do PV declarou que teve participação efetiva nas negociações com a direção da Camargo Correia para autorização de aproveitamento do espaço onde localizava-se a antiga Cia Industrial Jauense.
Também presenciei declarações de membros do partido, antes do início da campanha eleitoral de 2008 - durante os últimos dias de existência do jornal Cidade Jahu - que aguardava negociação com direção da Camargo Correa para possível doação de campanha.
Puxa! Ninguém vai falar no assunto? Os membros do PT e PP foram procurados pelos jornalistas ou foram voluntários em esclarecer? Se o jornal procurou membros desta coligação, porque não tomou iniciativa de colher declarações dos outros citados?
Acho que seria elegante e prestativo das assessorias de imprensa de TODOS os partidos citados pela reportagem da tv , que emitissem notas voluntárias de esclarecimento para que não sejam cultivadas "pulgas" atrás das orelhas dos eleitores jauenses.
Porém, o que mais me irrita em assessorias de imprensa é que a única preocupação é "babar ovo" dos clientes. Por que não previnem situações e questionamentos, que podem se tornar mais aprofundados, demonstrando ativismo e prevenção de possíveis críticas? Na minha humilde opinião, isso é fazer o marketing do cliente - silenciar qualquer questionamento que possa surgir da imprensa, antecipando argumentos. Mas meu pensamento é só um café pequeno.

Deputados apresentam relatório de viagem a Temer















O Presidente da Câmara, Deputado Michel Temer (PMDB), realizou uma audiência na manhã desta quarta-feira (01), com parlamentares que integraram a comitiva brasileira no V Fórum Mundial da Água, realizado entre os dias 16 e 20 de março, em Istambul, na Turquia.
No encontro, deputados participantes do Fórum apresentaram um relatório da viagem.
O evento reuniu cerca de 25 mil pessoas na Turquia, entre autoridades e técnicos, houve a discussão sobre a qualidade da água e o saneamento básico. Para o deputado José Paulo Toffano (PV/SP), “foi a grande oportunidade de conhecer projetos que deram certo em outros países e que poderão surtir efeito também aqui no Brasil, que ainda precisa evoluir muito nesse setor”.


Ao término do Fórum Mundial da Água, a delegação brasileira documentou uma sugestão central, propondo que as nações mais ricas repassem aos demais países 1% do orçamento destinado ao saneamento básico, de modo a potencializar a capacidade de saneamento nessas localidades. Também já oi formado um grupo, que agora fica responsável por montar uma plataforma que servirá para troca de informações entre parlamentos de todo o mundo para troca de experiências à legislação voltada à proteção dos recursos hidrográficos.

Hoje é dia dos Bobos!!!


















"Enganei o bobo na casca do ovo. Você come a casca e eu como a gema!!!"
Quem nunca ouviu este versinho, que nos remete à melhor fase da infância?
Mentir nos torna crianças. Traz aquela sensação de malvadeza de criança ladina - como diria minha avó.
Acredito ser esse sentimento infantil que torne essa data culturalmente difundida e preservada no calendário da humanidade. É uma data que nos faz lembrar o quanto somos humanos e fracos. E também o quanto de "criancisse"(é assim que se escreve essa palavra???)... enfim, é dia de lembrar o quanto somos tolos em busca de satisfação - sabe-se lá de quê.
Tenho uma visão muito particular sobre o 1° de Abril. Vivemos um diário 1° de abril, onde amigos se traem e se machucam, pouca verdade há nos relacionamentos conjugais, pessoas são confundidas com máscaras, somos obrigados a crer numa falsa ilusão de justiça - direitos democráticos - polidez social - humanismo....Porém, os outros 364 dias PRIMEIRO DE ABRIL são velados, mascarados. E pior ainda é que brincamos com a verdade.

Informação publicada no site Wikipédia aponta que 1° de Abril , conhecido como Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, é uma data enigmática - com diversas teorias para seu surgimento. Uma versão apresenta que a brincadeira surgiu na França. A partir do século XVI, o Ano Novo era festejado durante uma semana com início no dia 25 de Março (equinócio da primavera) até o dia 1 de abril.

Quando o calendário gregoriano foi adotado (1564), o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. A resistência de muitos franceses que continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril, levou o assunto ao ridículo, e gozadores enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o periódico "A Mentira" trouxe o 1º de abril a ser difundido em Pernambuco. O periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Flashback: A melhor frase do século!