Registro Geral

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ICID 2010: Parlamentares definem propostas para semiárido

Uma das propostas para Recomendação ao Parlamento do Mercosul é tornar o Parlamento como Fórum diferenciado às questões de desertificação.

A mesa de Diálogos Parlamentares, organizada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul , Sociedade Civil, Organização das Nações Unidas (ONU) e Cientistas resulta em diversas propostas a serem encaminhadas para o Parlamento do Mercosul -durante a 2ª Conferência Internacional do Semiárido (ICID 2010), em Fortaleza (CE), de 16 a 20 de agosto.

Dos diálogos com a Sociedade Civil, ONU, parlamentares e cientistas, surgiram propostas de Recomendação ao Parlasul para aperfeiçoamento do marco legal e fortalecimento da atuação das organizações não governamentais; políticas públicas e medidas regulatórias, tornar o Parlamento como fórum diferenciado e fundamental para as questões institucionais e de difusão das informações da agenda da desertificação; valorização da Convenção de Combate à Desertificação e sinergia entre as Convenções do Rio; revisão do papel do setor científico na agenda da desertificação.

Expuseram idéias o Dr. Silvio Santana (Fundação Esquel) e Dra. Elena Maria Abraham, sob relatoria de Francisco Eugênio Arcanjo ( Consultor Legislativo do Senado Federal).
De acordo com Santana, os principais desafios estão na busca de soluções para as mudanças climáticas que devem afetar as áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas mais que quaisquer outras. Considerando que as ações do governo centralizam-se no curto prazo, para interesses imediatos , ele sugere que o Parlamento seja estratégico para discutir além de interesses coorporativos. “É preciso mostrar que esta preocupação não é localizada, mas de todos. É para as áreas secas que as populações se deslocarão quando as zonas úmidas forem afetadas pela mudança climática”, diz.

A mesa foi coordenada pela deputada Maria Helena (Parlamentar do Mercosul - Uruguai), senador Inácio Arruda (Parlamentar do Mercosul – Brasil) e o deputado Federal Edson Gonçalves (Brasil).


Reprodução autorizada desde que citada a "Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul".

Nenhum comentário: