Registro Geral

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

39ª Cúpula do Mercosul

Acertos entre Colômbia e Venezuela e Integração Produtiva do Bloco são destaques em pauta no encontro de presidentes do Mercosul.

A crise diplomática entre Colômbia e Venezuela deve estar no centro da pauta de debates na 39ª Cúpula do Mercosul, em San Juan ( Argentina). A reunião entre os presidentes dos países membros e associados acontece nesta terça-feira, 3 de agosto. Estarão presentes Hugo Chavez, Luiz Inácio Lula da Silva, José Mujica, Fernando Lugo e Cristina Kirchner (anfitriã). O boliviano Evo Morales e o chileno Sebastián Piñera participam como presidentes de países associados.

Em pauta estão a discussão sobre o fim da dupla tributação alfandegária e possível lançamento do código aduaneiro do bloco, anúncio de livre comércio entre Mercosul e Egito, programa de investimentos com recursos do FOCEM, retomada de negociações com a União Europeia e a crise diplomática entre Colômbia e Venezuela (não pautado oficialmente, mas previsto como um dos destaques das discussões).

Desde ontem, 1º de agosto, grupos setoriais encontram-se em San Juan para discutir acordos técnicos e a pauta. O mais recente deles, o Grupo de Integração Produtiva existente há uma ano e meio, tem objetivo de acelerar e aprofundar os esforços de articulação do Mercosul na produção de bens e serviços. A atuação do grupo já apresenta resultados concretos, por exemplo, um portal destinado aos empresários do bloco e dos projetos discutidos nas áreas naval, aeronáutica e fitossanitária. Dois destes temas terão destaque na reunião de San Juan. Projetos no setor de gás e petróleo e automotriz também entram nas discussões do grupo.

Cada projeto poderá receber financiamento de U$2,5 milhões do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM).


Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Nenhum comentário: