Registro Geral

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Meio Ambiente: Clima mundial é tema do Roda Viva

Nesta segunda-feira, 15, o programa Roda Viva (TV Cultura) traz o climatologista Carlos Nobre para discutir o clima no mundo. As constantes alterações de temperatura e os fenômenos climáticos estão cada vez mais intensos e o clima no mundo dá sinais de que a ação do homem já está afetando o meio ambiente, com nevascas fora do comum, estiagens severas, tempestades e inundações.

Recentemente, situações extremas em várias regiões do mundo foram comuns, com desastres naturais causando prejuízos e sofrimento por toda parte, incluindo o Brasil, que começou o ano com um trágico deslizamento de terra em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e passou por chuvas intensas e inundações em várias cidades. Em todo o país, mais de quatrocentos municípios entraram em situação de emergência ou de calamidade pública.

A última conferência da ONU sobre mudanças climáticas, em Copenhague, terminou em fracasso, com as lideranças mundiais criticadas pela falta de ação para combater o aquecimento global.

Carlos Nobre é um reconhecido especialista em clima no Brasil. Pesquisador do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e integra também a lista de cientista do IPCC, Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que estuda atualmente os fenômenos mais intensos e as alterações na atmosfera.


Participam como convidados entrevistadores: Jornalista, supervisor do programa Repórter ECO, da TV Cultura; Milton Jung, Jornalista da Rádio CBN; José Carlos Cafundó, Editor do caderno Agrícola do jornal O Estado de S. Paulo e Martha San Juan França, Repórter de sustentabilidade do jornal Brasil Econômico.
Twitters no estúdio: Paula Signorini, bióloga (http://twitter.com/paulabio); Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo e da Rádio Eldorado (http://twitter.com/climatemponews) e Walter Ferreira, empresário (http://twitter.com/wconsfer).
Flicker: Letícia Lovo, fotógrafa (http://www.flickr.com/photos/leticialovo).

Apresentação: Heródoto Barbeiro. O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00. Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

Nenhum comentário: