Registro Geral

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Jaú: curso ensina a arte da costura













Foto: Luiz C. Oliveira - Departamento de Comunicação - Governo de Jaú

Em homenagem a Olga Russo Rodrigues, o Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (FUSS), inaugurou nesta quinta-feira,25, o novo curso de malharia visando capacitar as pessoas para geração de renda.

A “Malharia Olga Russo Rodrigues” tem como objetivo contribuir para redução das desigualdades e atuará em prol do desenvolvimento local, gerando inserção social, digna e produtiva às pessoas de baixa renda. O projeto, que tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Em apenas uma semana 40 alunos foram inscritos. O curso terá duração de três meses, promovido de modo gratuito.


A homenageada

O projeto “Malharia Olga Russo Rodrigues” é uma homenagem a ilustre cidadã Jauense. Dona Olga nasceu e, 30/11/1909. Viveu sua infância e adolescência em Jaú. Casou-se com Joaquim Victor Rodrigues, dentista, no início de 1929 tiveram sete filhos, Maria Inês, Hamilton. Maria Antonieta, Maria Helena, Maria Célia e Maria Lúcia.

Mãe e esposa dedicada, viveu sua vida em função dos filhos e do marido. Quituteira e costureira de mão cheia, reunia sempre seus familiares e amigos ao redor da mesa preparando com freqüência uma receita diferente e saborosa com uma característica muito especial, elaborava todos os pratos sem receitas, tudo guardado em sua memória.

Dona Olga era de uma educação esmerada, fazia trabalhos manuais maravilhosos e um crochê admirável. Durante muitos anos ela foi costureira da família, mas também atendia ao público de fora. Dona Olga fazia corte e costura, como se dizia na época.

Em meio de rendas, tafetás, musselines e sedas, Dona Olga criou suas seis filhas e para elas ensinou a nobre arte da costura. Todas carregam um pouquinho do talento da mãe e hoje realizam trabalhos maravilhosos na área social.

Nenhum comentário: