Registro Geral

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Teatro: Nova temporada da "Ciranda do Villa"

Começa nova temporada da cia. LÚDICOS de teatro popular, apresentando o Espetáculo infantil" A CIRANDA DO VILLA ", que conta parte da história do Maestro Heitor Villa Lobos, de forma lúdica e surpreendente.
A história começa quando o pequeno e curioso Tuhu – apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância e que significa “labareda” em tupi – se entusiasma para conhecer o mundo.

Ao receber a visita de Tia Fifina e sua trupe – Carlinhos, Manu e Tutuco, respectivamente, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Arthur Rubinstein – o menino deseja viajar. Mas seus pais o impedem, em função da pouca idade. De consolo, Tuhu recebe uma viola de presente de Fifina.

Triste, o menino adormece sobre o instrumento e durante o seu sonho parte para uma incessante busca para descobrir a música. Faz então uma viagem por todas as regiões do Brasil – situação ocorrida na vida de Villa-Lobos quando adulto e que serve de base para toda a sua obra posterior.

Nessa viagem, o menino se depara com figuras do folclore brasileiro, com a cultura e com cantigas populares. Ao enfrentar o desconhecido, Tuhu passa a conhecer alguns meandros da música. No nordeste, harmoniza um coro de feirantes que têm medo do lobisomem; no norte e centro-oeste, convidado pelo saci e enfrentando a fúria do curupira, aprende o ritmo com uma tribo indígena; no sul e sudeste descobre a melodia por meio dos sons incessantes da vida urbana e das bocas falantes da mulher de branco.

Assim, Tuhu ao se inspirar em mitos da cultura brasileira, descobre a sua musicalidade; fato que mais tarde se tornou realidade na vida desse grande compositor da música popular brasileira.

"Ciranda do Villa"
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
R. Dr. Teodoro Baima, 94 – República
De 22 de agosto a 20 de setembro de 2009
Sábados e domingos às 16:00 hs
Entrada: R$10,00 inteira

Nenhum comentário: