quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Educação: Bocaina tem representante entre os 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10
O professor de educação física, Ademir Testa Júnior, 24 anos, está entre os 10 vencedores do Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita. O projeto educacional “Movimento, Saúde e Qualidade de Vida: a Educação Física na escola”, implantado na Escola Estadual “Capitão Henrique Montenegro” de Bocaina (300 km da capital)concorreu com mais de 5 mil trabalhos do país.
Bocaina destacou-se com o único trabalho vencedor da disciplina Educação Física; os outros nove foram nas matérias: matemática, de Joinville (SC) e Urupês (SP); Arte, de São Leopoldo e Caxias do Sul (ambos RS); Língua Portuguesa, de São Caetano do Sul (SP) e São Luiz (MA) e Alfabetização, de Itápolis (SP).
Os 10 professores “Educador Nota 10” receberam diploma, troféu e R$ 10 mil de prêmio. Ademir Testa Júnior, professor há apenas quatro anos na rede estadual de Bocaina – e que está fazendo tese de mestrado - concorrerá em outubro no Congresso em São Paulo da Fundação Victor Civita ao prêmio “O Professor do Ano”, que será dado a um entre os 10 melhores já vencedores.
O projeto
O trabalho do professor Testa Júnior é prático e atinge os alunos da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Desenvolve-se com objetivos,
metodologia, conteúdo, prática, e principalmente interação e vivência das práticas de Educação Física.
O professor criou um grupo de estudos com 20 crianças, que fora do horário de aulas, aprofunda os estudos e temas relacionados à “Movimento, Saúde e Qualidade de Vida: a Educação Física na escola”.
Os alunos criaram também um blog na internet, visando interação do grupo de estudo, onde estão publicados trabalhos e textos dos temas abordados.
“Estamos modificando as aulas de Educação Física com excelentes e surpreendentes resultados, com nova identidade, quebrando o conceito de que a disciplina confunde-se apenas com momentos de lazer na escola”, comenta o professor.
Interatividade e qualidade de vida
Nas aulas de Educação Física do professor Testa Júnior, os alunos da 5ª e 8ª séries participam de jogos interativos, jogos de resolução de problemas, exercícios de alongamento, danças integrativas, Yoga, atividades de expressão corporal e pesquisas na internet, apresentação de trabalhos por Power Pointer, sobre Saúde e qualidade de vida.
- O "canibalismo” é um jogo interativo que organiza grupos de crianças que fazem exercícios físicos no bosque municipal, em frente a escola estadual, para “achar índios escondidos no local”. As crianças( índios) são pintadas e separadas por cores diferentes: cor preta é o índio canibal, de quem se deve “fugir”. A brincadeira dura 40 minutos. Os grupos de crianças percorrem caminhos no bosque de forma unida, vencendo aquelas com marcas de cores de índios pré-estabelecidas no final da competição
lúdica.
- A brincadeira do Aprendizado é um exercício de corrida leve e moderada. No final dela, o professor Testa Júnior explica as modificações no corpo humano, das alterações de freqüência cardíaca com o exercício. As crianças aprendem teoricamente e praticam, por exemplo, o cálculo do índice de massa corporal (IMC). Foi montada uma banca delas de avaliação física na calçada do bosque municipal. Umas ficaram responsáveis para preenchimento de dados dos avaliados em mesa de entrevistas. Outras faziam o preenchimento de idade e peso dos entrevistados. Outras crianças manuseavam a balança mecânica e o cálculo do IMC, através de uma calculadora digital. No final, a folha era passada para a banca de explicação, onde através de uma tabela de valores e classificações os alunos analisavam o resultado da avaliação física e o explicavam para a pessoa avaliada, além de explicitarem dicas e soluções para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. Enquanto uma das equipes formava a banca de avaliação física, a outra era responsável por andar pelo bosque convidando as pessoas para serem avaliadas fisicamente, e depois de algum tempo, as equipes trocaram seus papéis.
De acordo com o professor Testa Júnior,“os educandos apresentaram seus aprendizados por volta da temática, e também sobre convivência, e tratamento e abordagem de pessoas desconhecidas, o que foi muito comentado por eles. A aluna Giovana Carolina Mariano foi entrevistada por um radialista do município, que foi atraído pela quantidade de pessoas que estavam no local. Ele perguntou para a Giovana o que ela explicava ali na banca para as pessoas, e ela respondeu: ‘aqui nós explicamos que IMC é o índice de massa corporal, e que através desse cálculo podemos saber se você está gordo, magro ou no peso ideal’. O radialista ainda perguntou o que ela diria para uma pessoa que tivesse como resultado da avaliação física ‘acima do peso’, e ela respondeu: ‘para uma pessoa acima do peso nós indicamos fazer mais exercícios físicos e não comer muitos alimentos que contenham açúcares e gorduras’. O comunicador ainda completou: e se estiver abaixo do peso? Geovana respondeu: ‘aí aconselhamos fazer exercícios físicos para aumentar a massa muscular do corpo, e melhorar a alimentação também, para aumentar o peso do corpo’”
Educador Nota 10
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