Registro Geral

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estudantes participam da 1ª Sessão no Parlamento Juvenil do Mercosul


Os jovens eleitos ao Parlamento do Mercosul participam da 1ª Reunião, em Montevidéu, nos dias 16,17 e 18 de outubro. Os 27 jovens brasileiros eleitos, através de processo seletivo promovido pelo Ministério da Educação (MEC), compõem o Parlamento Juvenil acompanhados de 20 argentinos, 19 paraguaios e 19 uruguaios.
Durante os dias 16 e 17, os estudantes farão o juramento, trabalharão nas comissões e discutirão propostas para elaborar um documento que será apresentado na XXVI Sessão Plenária, segunda-feira (18).
O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado José Paulo Tóffano (PV/SP), participa do intercâmbio programado entre jovens e parlamentares do Mercosul. “É uma oportunidade de educar e conscientizar os estudantes para o que representa a integração regional e o desenvolvimento do bloco. O Parlamento Juvenil também é um espaço para que jovens do Mercosul tenham voz e expressão, renovando os aspectos de integração e acrescentando novas ideias ao projeto”, declara.
No Brasil, os 27 representantes selecionados representam as unidades federativas. Os eleitos, titulares e suplentes, foram preparados para atuação como colaboradores ativos e críticos em todo o processo de representação.
Os jovens parlamentares dos quatro países do Mercosul têm idade entre 14 e 17 anos, estão regularmente matriculados no ensino médio e possuem alguma experiência de participação social. Esses aspectos foram considerados para estabelecer o perfil dos estudantes que participam do projeto.
O Parlamento Juvenil do Mercosul foi criado pela Reunião de Ministros da Educação dos países do bloco, durante a XXXIV Reunião de Ministros da Educação. O perfil do projeto foi encaminhado ao Fundo Especial Multilateral do Conselho Interamericano para o Desenvolvimento Integral da OEA (Organização dos Estados Americanos).
O Parlamento Juvenil do Mercosul segue o modelo do Parlamento do Mercosul(Parlasul). Tanto a representação parlamentar quanto a juvenil têm 126 membros, calendário de reuniões e agenda de debates coincidentes, entre outros pontos.

Nenhum comentário: