Registro Geral

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Parlasul convida Ministros para definir representação dos sócios


A próxima reunião no Parlasul, 18 de outubro, conta com a presença dos ministros das Relações Exteriores para determinar número de cadeiras de cada país no parlamento regional.

Os chanceleres dos quatro países do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — serão convidados a participar de uma reunião com a Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em 18 de outubro. Esta reunião deverá definir o acordo que decidirá o número de cadeiras a que cada um dos países terá direito no parlamento.

Durante a reunião da Mesa Diretora, realizada nesta segunda-feira (13), em Montevidéu - Uruguai, ficou entendida a necessidade de ter presentes os Ministros de Relações Exteriores para discutir o assunto. Segundo informações da Agência Senado, o parlamentar argentino Mariano West apresentou a proposta de que, já em 1º de janeiro de 2011, os países sejam representados segundo o critério da proporcionalidade atenuada — ainda não com os números definitivos, a serem adotados até 2014, ou antes disso, caso ocorra até lá o ingresso definitivo da Venezuela no bloco. Os parlamentares que tomariam posse em 2011 ainda seriam indicados pelos congressos nacionais dos integrantes do bloco, até que ocorram eleições diretas em cada um dos países.

Na Argentina, explicou West, seriam eleitos 43 parlamentares em 2011, o que equivale à bancada que o país terá ao final do período de transição. Mas apenas 26 assumiriam seus mandatos até que se aprove o ingresso da Venezuela ou até 2014. Na próxima etapa de transição, o Brasil deverá ser representado por 37 parlamentares, número que será ampliado para 75 ao final do período de transição.

*Com informações da Agência Senado.

Nenhum comentário: