Registro Geral

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Candidatos ao Parlamento Juvenil do Mercosul participam de palestra com Representação Brasileira

foto: Gil Pereyra
Estudantes do Ensino Médio, escolhidos para representar seus estados na seleção nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, assistiram palestra sobre a instituição do Parlasul e o processo de integração regional. O palestrante Antônio Costa Filho, secretário da representação brasileira no Parlasul e o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) – convidado especial – trouxeram os jovens ao debate social e comercial que abrange o bloco econômico.

Cento e vinte alunos de todo o país, acompanhados de professores, reuniram-se no auditório da TV Câmara nesta quarta-feira (15), no Congresso Nacional para assistir palestra sobre o Parlamento do Mercosul. O objetivo do evento é agregar informações institucionais, processo de integração, Protocolo Constitutivo e o histórico do Mercosul aos futuros integrantes do Parlamento Juvenil, apresentando a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente nestas questões.
O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), parlamentar do Mercosul, participou como convidado especial para explanar sobre a importância da integração regional e a ausência do “sentimento sulamericano” no continente. “É importante reforçarmos o sentimento Sulamericano para que possamos nos tornar fortes como os europeus, os asiáticos, etc”, argumenta.
Outro aspecto inserido é a representação proporcional, ainda em discussão no bloco. O senador defende uma discussão ampla, incluindo os países associados e a adesão definitiva da Venezuela. “ Devemos discutir a proporcionalidade levando em conta a adesão da Venezuela... É preciso trazer todos os outros países para fortalecer e superar entraves comerciais, fronteiriços e de trabalho com os demais blocos”, conclui.
O secretário Antônio Costa Filho,palestrante, considera essencial a discussão do Mercosul dentro das escolas, aproximando mais os estudantes aos assuntos legislativos e ampliando as discussões sobre integração regional. “O envolvimento dos estudantes de todo o país nesta questão do Parlamento Jovem do Mercosul é de vital importância para a divulgação do Mercosul e para plantar a semente de uma verdadeira integração regional”, analisa.
Os estudantes permanecem em Brasília para a seleção dos 27 escolhidos até quinta-feira (16). O parlamento está previsto para acontecer em outubro, em Montevidéu, Uruguai. As secretarias estaduais de educação observaram uma série de critérios para selecionar os alunos: equilíbrio entre meninos e meninas, desempenho escolar, espírito de liderança e experiências de participação social.

*Reprodução autorizada desde que citada a "Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul".

Nenhum comentário: