Registro Geral

quarta-feira, 24 de março de 2010

Jaú: confirmada instalação da USP/ESALQ


Cidade terá unidade de bioenergia da instituição

A Universidade de São Paulo (USP), em Jaú, será uma extensão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ), que tem sede em Piracicaba. Trata-se de uma Unidade de Bioenergia, área que tem se expandido com rapidez nos últimos anos em todo o mundo. “Essa é a primeira área agronômica com especialidade em bioenergia”, ressaltou o Governador José Serra, nesta terça-feira, durante evento em que foi assinado o decreto para instalação do pólo. A solenidade ocorreu no Palácio dos Bandeirantes e contou com diversas autoridades, como o deputado federal José Paulo Tóffano (PV) e o prefeito Osvaldo Franceschi Jr (PV), que trabalharam intensamente durante esse processo.
Na cidade, será construída a Estação Experimental de Agroenergia da USP, onde serão desenvolvidos trabalhos, aulas e estudos de campo, principalmente em experimentos com a cana-de-açúcar. A unidade contará com o envolvimento e participação de todos os Campi da USP: capital, Piracicaba, Lorena, Pirassununga, São Carlos e Ribeirão Preto. "É realmente uma boa notícia, que começa com a implantação de um outro campus daquela que é uma das melhores escolas de agronomia do mundo, a ESALQ", disse o governador.
O local receberá o Pólo de aplicação e desenvolvimento de tecnologias da Agroenergia e Biomassa; o Centro de Ensino e Treinamento em Agroenergia; cursos de Treinamento em Agroenergia para pesquisadores e alunos de países da África, Caribe e América Latina; além de uma nova área de concentração em Agroenergia para o curso de Agronomia da ESALQ.

Camargo Corrêa
As salas de aula e a parte administrativa da USP-Jaú ficarão nas antigas instalações da Cia. Jauense Industrial, em área que foi doada pelo Instituto Camargo Corrêa. Para Renata Camargo Nascimento, uma das herdeiras da família Corrêa, “a cidade tem vocação para a educação, sendo um celeiro de profissionais com referência. Contar com uma escola como a ESALQ é um sonho de qualquer município. Ela vai impulsionar o desenvolvimento agrário e acadêmico de Jaú. Desejamos que essa semente da educação cresça e prospere em nossa querida cidade”.

Tóffano reivindica Universidade desde 2007
Compromisso assumido em campanha, junto à população de Jaú e região, a instalação de uma universidade pública na cidade sempre foi encarada como prioridade pelo deputado federal José Paulo Tóffano (PV). Em ofício direcionado ao então prefeito João Sanzovo Neto, de 26/06/2008, assinado pelo Prof. Dr. Arsênio Sales Peres, Assistente Técnico de Direção da ESALQ, é feita referência ao trabalho de Tóffano: “É conveniente ressaltar que os primeiros contatos, vislumbrando o aproveitamento da área citada pela USP, foi um apelo do também professor e deputado federal José Paulo Tóffano, em recente visita ao nosso Campus”.



Assessoria do deputado federal José Paulo Tóffano
Contatos:
- Paulo Soares
Telefone: (14) 3621 9056
E-mail: soaresjornalista@gmail.com

- Mônica Nubiato
E-mail: monicanubiato@hotmail.com

Nenhum comentário: