Registro Geral

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Parlasul e Jardim Botânico de Brasília realizam I Fórum da Biodiversidade das Américas

A busca de soluções viáveis ao futuro é tema do I Fórum de Biodiversidade das Américas, agendado para acontecer de 5 a 9 de julho de 2010 em Brasília. Tais soluções vão desde projetos, programas e publicações até o reaproveitamento do lixo. Ao final, deverá ser redigido um Guia de Soluções Sustentáveis que poderá ser enviado aos países em dificuldades.



A proposta teve origem na Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul em conjunto com o Jardim Botânico de Brasília, amparados pelo Ministério de Meio Ambiente. Durante o Fórum acontecerão o I Seminário de Biodiversidade do Mercosul e XIX Reunião da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, da qual participarão os jardins botânicos dos países do Bloco.


Em pronunciamento livre na XXIII sessão do Parlasul, em Montevidéu, o presidente da representação brasileira, José Paulo Tóffano (PV – SP) declarou que “mais que uma preocupação ambientalista, a biodiversidade da nossa região deve ser objeto do planejamento econômico”.

Em 2006, os Ministros de Meio Ambiente do Mercosul assinaram uma Declaração sobre Estratégia de Biodiversidade no bloco. O objetivo é estabelecer diretrizes e prioridades para a integração de políticas e ações dos Estados Partes, voltadas para conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a participação justa e eqüitativa nos benefícios que se derivem dos recursos genéticos, visando avançar na construção do desenvolvimento sustentável da região.

“Esses eventos, de iniciativa do parlamentar Geraldo Mesquita e minha, abordarão temas fundamentais para os nossos países, como a questão dos serviços prestados pelos ecossistemas, o intercâmbio científico e a regulamentação do acesso aos recursos genéticos, os saberes tradicionais e o combate à pobreza”, explica Tóffano em pronunciamento.

O evento celebra os 25 anos do Jardim Botânico de Brasília e os 50 anos da Capital e a publicação do seu Plano Diretor por meio de um livro, registro documental e fotográfico de 250 páginas.



Por Mônica Nubiato
M.T.E 50661/SP


Reprodução autorizada desde que citada a “Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul”

Nenhum comentário: