Registro Geral

domingo, 9 de maio de 2010

Parlamentares brasileiros participam da XXIII sessão plenária do Parlasul

A comissão mista que compõe a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul participará nesta segunda-feira (10) da XXIII Sessão Plenária do Parlamento, que será realizada em Montevidéu, Uruguai. Entre as discussões, destacam-se a proposta de criação de uma Comissão Especial mediadora entre Argentina e Grã Bretanha pela exploração das Ilhas Malvinas e o relatório da Comissão de Infraestrutura pela aprovação da proposta de criação de um Código de Normas à Produção Agropecuária Orgânica do Mercosul.


Nilson Mourão (PT) apresenta à Mesa Diretora do Parlamento uma nota propondo criar Comissão Especial para realizar gestões com as autoridades da Argentina e da Inglaterra visando acordo à exploração de recursos naturais nas Ilhas Malvinas.
A Proposta de Recomendação pela qual se criará um Código de Normas para a Produção Agropecuária Orgânica entre os países do bloco foi apresentada pelo parlamentar José Paulo Tóffano (PV), presidente da Representação Brasileira. A Comissão de Infraestrutura entregou parecer pela aprovação da proposta de Tóffano.


Em discussão também o relatório da Comissão do Trabalho pela aprovação da proposta de declaração pela qual se firme o apoio à Resolução do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas referentes ao Estado de Israel. A declaração foi apresentada em 19 de outubro de 2009 pelo parlamentar Nilson Mourão. O Parlasul apoiará a resolução da Organização das Nações Unidas – ONU.


Outro tema em debate será a recomendação ao Conselho de Mercado Comum(CMC) para instaurar e viabilizar a aplicação do Seguro de Responsabilidade Civil no Bloco, proposta de Recomendação do Parlamentar Sérgio Zambiasi (PTB), com objetivo de instruir ao fórum correspondente para fixar novos parâmetros de cobertura do Seguro de Responsabilidade Civil do proprietário ou condutor de veículos terrestres não matriculados no país de ingresso, conhecido como Carta Verde.
A sessão terá início às 15 horas, no Salão dos Plenários do Edifício Mercosul. Antes da sessão, pela manhã, estarão reunidas as Comissões Permanentes do Parlamento.


Estarão presentes os senadores Inácio Arruda (PcdoB), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB), Sérgio Zambiasi (PTB), Neuto de Conto (PMDB), Romeu Tuma (PTB), Efraim Morais (DEM) e José Nery (Psol). Entre os deputados federais está o presidente da Representação Brasileira - José Paulo Tóffano (PV), Dr. Rosinha (PT), George Hilton (PRB), Ruy Pauletti (PSDB), Íris de Araújo (PMDB), Renato Mooling (PP), Geraldo Thadeu (PPS) e Germano Bonow (DEM).

Por Mônica Nubiato
MTE. 50661/SP


Reprodução autorizada desde que citada a “Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul”

Nenhum comentário: