Registro Geral

sábado, 19 de dezembro de 2009

Pederneiras inicia produção de biomassa

MUNICÍPIO TRANSFORMA RESTOS ORGÂNICOS EM BIOMASSA


O município de Pederneiras, 300 km da capital paulista, adquiriu um triturador de galhos e uma vassoura coletora hidráulica adaptada em mini carregadeira para a ampliação da limpeza pública. As aquisições aconteceram no último mês a partir de convênio firmado com a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, e outra parte com recursos próprios do município, totalizando R$ 88 mil. A partir de agora será possível dinamizar a limpeza pública, dando um destino mais útil e econômico aos restos orgânicos das podas realizadas no município.

Com a aquisição do triturador, a Prefeitura de Pederneiras dará uma destinação mais adequada aos restos orgânicos, que antes eram enviados a uma área destinada a entulhos. Agora, todo o material orgânico restante das podas efetuadas pela Prefeitura irá virar biomassa, uma espécie de recurso natural renovável utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema.


“O aparelho (triturador) irá facilitar a poda, a limpeza e o manejo, além de garantir uma destinação mais barata de tudo o que for podado no município”, comenta a prefeita Ivana Maria Bertolini Camarinha (PV).

“Com o triturador, todos os galhos e demais restos de podas realizadas no nosso município vão virar uma espécie de biomassa para gerar energia, deixando de ocupar espaço na área que a Prefeitura dispõe para alocação de entulhos”, explica a bióloga responsável pelo Meio Ambiente de Pederneiras Lázara Gazzetta.

Além disso, parte da biomassa produzida servirá para funcionar a caldeira que aquece a piscina no Centro de Lazer Municipal. “Com isso iremos economizar energia elétrica e gerar renda pelo simples fato de reaproveitarmos esse material orgânico das podas”, finaliza Gazzetta.

Nenhum comentário: